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http://hdl.handle.net/1843/83357
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Os efeitos da prática da natação na comunicação, no comportamento e na interação social em crianças com transtorno do espectro autismo: revisão de literatura |
Authors: | Marina Kelly Oliveira Sousa |
First Advisor: | Luciano Sales Prado |
Abstract: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por déficits persistentes na comunicação social e na interação social, em múltiplos contextos, e a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Estudos mostram que a natação promove melhorias motoras, sociais, comunicativas e comportamentais em indivíduos neurotípicos. Apesar dessa evidência, a maioria dos programas de intervenção bem estabelecidos para pessoas com o diagnóstico de autismo não incorpora a natação como elemento central. Portanto, o presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos da natação na comunicação, comportamento e interação social em pessoas com TEA. A base de dados MEDLINE (PubMed), a Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo e Periódicos da CAPES foram utilizadas como fonte de artigos sobre este tema. Foram identificados 299 artigos, dos quais apenas 5 atendem aos referidos critérios de inclusão. O estudo do impacto da natação em indivíduos com diagnóstico de autismo é essencial para embasar a ciência com evidências de seu benefício e permitir sua incorporação às recomendações oficiais para o tratamento da condição. Além disso, uma vez esclarecido o papel da Educação Física no TEA, esse tema deve ser incorporado oficialmente ao programa dos cursos de graduação. Como considerações finais, destacamos a importância dos profissionais de Educação Física no atendimento de pessoas com diagnóstico de autismo e os benefícios da prática regular da natação além do aprimoramento das habilidades motoras. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition characterized by persistent deficits in social communication and social interaction, in multiple contexts, and the presence of restricted and repetitive patterns of behavior, interests, or activities. Studies show that swimming promotes motor, social, communicative, and behavioral improvements in neurotypical individuals. Despite this evidence, most well- established intervention programs for people diagnosed with autism do not incorporate swimming as a central element. Therefore, the present study aims to perform a literature review on the effects of swimming on communication, behavior, and social interaction in people with ASD. The MEDLINE database (PubMed), the Virtual Health Library, Scielo and CAPES periodicals were used as sources for articles on this topic. A total of 299 articles were identified, of which only 5 met the aforementioned inclusion criteria. The study of the impact of swimming on individuals diagnosed with autism is essential to support the science with evidence of its benefit and allow its incorporation into official recommendations for the treatment of the condition. In addition, once the role of Physical Education in ASD is clarified, this topic should be officially incorporated into the program of undergraduate courses. As final considerations, we highlight the importance of Physical Education professionals in the care of people diagnosed with autism and the benefits of regular swimming in addition to the improvement of motor skills. |
Subject: | Natação para crianças Autismo Autismo em crianças Exercícios terapêuticos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Preparação Física e Esportiva |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83357 |
Issue Date: | 30-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Preparação Física e Esportiva |
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