Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/83468
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Redações nota mil no ENEM: o que está por trás do "erro"? |
Autor(es): | Thais Caroline Alves |
primer Tutor: | Stefania Caetano Martins de Rezende Zandomênico |
primer miembro del tribunal : | Márcia Cristina de Brito Rumeu |
Segundo miembro del tribunal: | Junot de Oliveira Maia |
Resumen: | Diante de um cenário de baixa incidência de redações avaliadas com pontuação máxima no ENEM, esta pesquisa se propôs a investigar os fatores que podem estar interferindo no desempenho dos participantes. Como nossa experiência no magistério nos mostra que a gramática é um dos grandes dificultadores nesse processo, focamos nosso trabalho na Competência I do Exame. Assim, analisamos as redações de referência disponibilizadas pelo Inep e produzidas entre os anos de 2013 a 2022 a fim de detectar quais foram os desvios cometidos por participantes com alto nível de competência linguística. Em seguida, comparamos as redações de modo a identificar se os tópicos gramaticais em que se verificou erro eram os mesmos nos diferentes textos. Então, analisamos as possíveis razões, a partir de referencial teórico, para esses desvios terem acontecido. Nesse processo, vimos que as maiores incidências gramaticais foram em relação à ortografia, à regência e à vírgula. Ao contrastar os casos, porém, foi possível identificar que, para além dos tópicos gramaticais, havia, entre os desvios, alguns pontos em comum, o que nos permitiu delimitar três eixos de análise: desvios que foram causados por problemas de memorização de regras ou hipercorreção, desvios que espelham uma questão de variação linguística e desvios que parecem refletir fatores que independem de conhecimento linguístico. Esta pesquisa, portanto, mostrou que o baixo índice de redações nota mil, ao que parece, é resultado de uma união de fatores que englobam desde aspectos linguísticos, de ensino-aprendizagem da gramática, até elementos extralinguísticos, como o formato do Exame. |
Abstract: | Given the low incidence of essays receiving the highest score in the ENEM, this research aimed to investigate the factors that may be affecting participants' performance. Based on our experience in teaching, which shows that grammar is one of the major challenges in this process, we focused our study on Competency 1 of the exam. Thus, we analyzed the reference essays provided by Inep, produced between 2013 and 2022, in order to identify the errors made by participants with a high level of linguistic competence. We then compared the essays to determine whether the grammatical topics in which errors occurred were the same across different texts. Next, we analyzed possible reasons for these errors, using theoretical frameworks. In this process, we found that the most frequent grammatical issues were related to spelling, verbal regency, and comma usage. However, when comparing the cases, it became clear that, beyond the grammatical topics, there were some common elements among the errors, which allowed us to define three analytical categories: errors caused by issues with rule memorization or hypercorrection; errors that reflect linguistic variety; and errors that seem to result from factors unrelated to linguistic knowledge. This research, therefore, suggests that the low rate of perfect-score essays appears to stem from a combination of factors, ranging from linguistic aspects and grammar teaching learning processes to extralinguistic elements, such as the format of the exam. |
Asunto: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83468 |
Fecha del documento: | 10-jun-2025 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gramática e Ensino |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thais Caroline Alves_Monografia.pdf | 662.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.