Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83522
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1José Eugênio Côrtes Figueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2383216646979318pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lussandra Martins Gianasipt_BR
dc.contributor.referee1José Eugênio Côrtes Figueirapt_BR
dc.contributor.referee2Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.contributor.referee3Daniel Marchetti Maronezept_BR
dc.creatorIngrid Rodrigues da Silva Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1707130785431003pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-11T18:15:04Z-
dc.date.available2025-07-11T18:15:04Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/83522-
dc.description.abstractEnvironmental Education arose from the need to reflect on the relationship between humanity and nature. It was noticed that, in favor of economic and industrial development, of exacerbated consumerism and the exploitation of natural resources, the planet is changing and altering the natural aspects of the environment, essential to living beings. In Brazil, the environmental theme gained prominence in environmental policies and in the National Curriculum Parameters. The practice of this reflection in schools takes place in workshops and discussions in the classroom and in carrying out manual activities and often the object of the Environmental Education ended in the activity itself, without generating proposals by the students or continuous actions. The proposal of this project aims to guide the construction of a pedagogical game, based on an investigative didactic sequence, which seeks reflection and discussion on environmental issues, including the global, regional and local scale (school and community). The pedagogical activities were developed through emergency remote education, as well as the entire research stage of the students. The environmental issues researched and proposed by the students were part of the cards of a game, which addressed the elements of the city, enabling the identification and reflection on the researched attitudes and problems. The use of the didactic sequence and the construction of the game can collaborate with a practice of collective and emancipatory environmental education, enabling students to experience teaching based on the method of scientific investigation.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) surgiu da necessidade de se refletir sobre a relação do homem com a natureza. Percebeu-se que, em favor do desenvolvimento econômico e industrial, do consumismo exacerbado e da exploração dos recursos naturais, o planeta está mudando e alterando os aspectos naturais do ambiente, essenciais aos seres vivos. No Brasil, a temática ambiental ganhou destaque nas políticas de meio ambiente e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Na prática, a EA nas escolas ocorre em formatos de oficinas, discussões em sala, realização de atividades manuais e muitas vezes o objeto da EA se encerrava na própria atividade, sem gerar proposições por parte dos alunos ou ações contínuas. A proposta deste projeto visa orientar a construção de um jogo pedagógico, a partir de uma sequência didática investigativa, que busca a reflexão e discussão sobre a problemática ambiental, incluindo a escala global, regional e local (escola e comunidade). As atividades pedagógicas se desenvolveram por meio do ensino remoto emergencial, assim como toda a etapa de pesquisa dos alunos. As questões ambientais pesquisadas e propostas pelos estudantes integraram as cartas de um jogo, que abordaram os elementos da cidade, possibilitando a identificação e a reflexão quanto às atitudes e problemáticas pesquisadas. A utilização da sequência didática e a construção do jogo podem colaborar com uma prática de educação ambiental coletiva e emancipadora, possibilitando aos alunos experimentar um ensino baseado no método de investigação científica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEducação em Saúde Ambientalpt_BR
dc.subject.otherEducação a Distânciapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleSequência didática com viés investigativo para a prática de educação ambiental na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCM - Final com ata de aprovação.pdf5.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.