Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/83522
Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática com viés investigativo para a prática de educação ambiental na escola
Autor(es): Ingrid Rodrigues da Silva Souza
Primeiro Orientador: José Eugênio Côrtes Figueira
Primeiro Coorientador: Lussandra Martins Gianasi
Primeiro membro da banca : José Eugênio Côrtes Figueira
Segundo membro da banca: Paulina Maria Maia Barbosa
Terceiro membro da banca: Daniel Marchetti Maroneze
Resumo: A Educação Ambiental (EA) surgiu da necessidade de se refletir sobre a relação do homem com a natureza. Percebeu-se que, em favor do desenvolvimento econômico e industrial, do consumismo exacerbado e da exploração dos recursos naturais, o planeta está mudando e alterando os aspectos naturais do ambiente, essenciais aos seres vivos. No Brasil, a temática ambiental ganhou destaque nas políticas de meio ambiente e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Na prática, a EA nas escolas ocorre em formatos de oficinas, discussões em sala, realização de atividades manuais e muitas vezes o objeto da EA se encerrava na própria atividade, sem gerar proposições por parte dos alunos ou ações contínuas. A proposta deste projeto visa orientar a construção de um jogo pedagógico, a partir de uma sequência didática investigativa, que busca a reflexão e discussão sobre a problemática ambiental, incluindo a escala global, regional e local (escola e comunidade). As atividades pedagógicas se desenvolveram por meio do ensino remoto emergencial, assim como toda a etapa de pesquisa dos alunos. As questões ambientais pesquisadas e propostas pelos estudantes integraram as cartas de um jogo, que abordaram os elementos da cidade, possibilitando a identificação e a reflexão quanto às atitudes e problemáticas pesquisadas. A utilização da sequência didática e a construção do jogo podem colaborar com uma prática de educação ambiental coletiva e emancipadora, possibilitando aos alunos experimentar um ensino baseado no método de investigação científica.
Abstract: Environmental Education arose from the need to reflect on the relationship between humanity and nature. It was noticed that, in favor of economic and industrial development, of exacerbated consumerism and the exploitation of natural resources, the planet is changing and altering the natural aspects of the environment, essential to living beings. In Brazil, the environmental theme gained prominence in environmental policies and in the National Curriculum Parameters. The practice of this reflection in schools takes place in workshops and discussions in the classroom and in carrying out manual activities and often the object of the Environmental Education ended in the activity itself, without generating proposals by the students or continuous actions. The proposal of this project aims to guide the construction of a pedagogical game, based on an investigative didactic sequence, which seeks reflection and discussion on environmental issues, including the global, regional and local scale (school and community). The pedagogical activities were developed through emergency remote education, as well as the entire research stage of the students. The environmental issues researched and proposed by the students were part of the cards of a game, which addressed the elements of the city, enabling the identification and reflection on the researched attitudes and problems. The use of the didactic sequence and the construction of the game can collaborate with a practice of collective and emancipatory environmental education, enabling students to experience teaching based on the method of scientific investigation.
Assunto: Ensino - Biologia
Educação em Saúde Ambiental
Educação a Distância
Aprendizagem Baseada em Problemas
Jogos educativos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/83522
Data do documento: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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