Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/83643
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Gerenciamento postural para crianças e adolescente com paralisia cerebral classificadas no níveis III, IV e V do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa: uma revisão de literatura |
Authors: | Dianne Pereira Gonçalves Melo |
First Advisor: | Rejane Vale Gonçalves |
First Referee: | Deisiane Oliveira Souto |
Second Referee: | Elton Duarte Dantas Magalhães |
Abstract: | O gerenciamento postural refere-se a um programa de abordagem multidisciplinar planejada que abrange todas as atividades e intervenções que têm impacto na postura e função. Considerando que padrões de deformidade devem ser previstos e minimizados em crianças e adolescentes com PC, faz-se necessário a sistematização da evidência científica sobre as possíveis intervenções fisioterapêuticas relacionadas ao gerenciamento postural. Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura sobre intervenções fisioterapêuticas relacionadas ao gerencialmente postural para crianças e adolescentes com PC classificados nos níveis III, IV e V do GMFCS. Métodos: Revisão de literatura das bases de dados EMBASE, Medline, PEDro e Pubmed, em estudos indexados de 2000 a 2023, em que a estratégia de busca consistiu nos termos: Cerebral Palsy, Postural Management, Self-Help Devices, Adapted equipment, Orthopedic Devices e Joint Deformities. Os artigos identificados pela estratégia de busca inicial foram avaliados conforme critérios de inclusão préestabelecidos. Os dados foram tabulados e apresentados através de uma análise descritiva. Resultados: Foram incluídos nove estudos, que descreveram as seguintes intervenções: o uso do Sistema de Suporte Postural Ajustável Chailey (CAPS) deitado, sentado e em pé; Órtese de Assento Personalizado (siège moulé) associado ao Tratamento de Neurodesenvolvimento; Estrutura de Gesso (stard) com abdução de quadril; Estrutura Vertical em Pé e a Órtese Torácico-lombar-sacral não rígida (TLSOSIDO). De acordo com a Classificação do Sistema GRADE todos os estudos apresentam qualidade metodológica muito baixa. Conclusão: Os achados presentes demonstram que é escassa a quantidade de estudos que englobam intervenções fisioterapêuticas relacionadas ao gerencialmente postural para crianças e adolescentes com PC (GMFCS III, IV e V), fomentando aplicabilidade não confiável. Portanto, evidencia-se a necessidade da realização de novos estudos, com alta qualidade metodológica para auxiliar profissionais de saúde na tomada de decisão clínica e no aprimoramento da prática clínica. |
Abstract: | Postural management refers to a planned multidisciplinary approach program that encompasses all activities and interventions that impact posture and function. Considering that deformity patterns must be predicted and minimized in children and adolescents with CP, it is necessary to systematize scientific evidence on possible physiotherapeutic interventions related to postural management. Objective: To systematically review the literature on physiotherapeutic interventions related to postural management for children and adolescents with CP classified at levels III, IV and V of the GMFCS. Methods: Literature review of the EMBASE, Medline, PEDro and Pubmed databases, in studies indexed from 2000 to 2023, in which the search strategy consisted of using the terms: Cerebral Palsy, Postural Management, Self-Help Devices, Adapted equipment, Orthopedic Devices and Joint Deformities. The articles identified by the initial search strategy were evaluated according to pre-established inclusion criteria. The data were tabulated and presented through a descriptive analysis. Results: New studies were included, which described the following disciplines: the use of the Chailey Adjustable Postural Support System (CAPS) lying, sitting and standing; Customized Seat Orthosis (siège moulé) associated with Neurodevelopment Treatment; Plaster structure (stard) with hip abduction; Standing Vertical Frame and a Non-Frame Thoracic-Lumbar-Sacral Orthosis (TLSO-SIDO). According to the GRADE System Classification, all studies have very low methodological quality. Conclusion: The present findings demonstrate that there is a scarcity of studies that encompass physiotherapeutic interventions related to postural management for children and adolescents with CP (GMFCS III, IV and V), promoting unreliable applicability. Therefore, there is a need to carry out new studies, with high methodological quality to assist health professionals in clinical decision-making and improving clinical practice. |
Subject: | Paralisia cerebral Postura Equilíbrio postural Crianças Adolescentes |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83643 |
Issue Date: | 21-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC ESPECIALIZAÇÃO UFMG 2024 - Dianne Pereira Gonçalves Melo.pdf | 273.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License