Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/83834
Type: Tese
Title: Estratégias didático-pedagógicas da cantora-professora Neyde Thomas para o ensino do canto lírico
Authors: Daiana de Oliveira Melo
First Advisor: Fausto Borém
First Referee: Angelo José Fernandes
Second Referee: Diego de Almeida Pereira
Third Referee: Guilherme Menezes Lage
metadata.dc.contributor.referee4: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Abstract: Esta tese, de natureza historiográfica e analítica, investiga a trajetória artística relacionada às estratégias pedagógicas da soprano brasileira Neyde Thomas como intérprete operística e professora de canto lírico. A pesquisa está organizada em cinco capítulos, que abordam (1) aspectos biográficos, (2) uma análise espectral de sua performance da ária Martern aller Arten, da ópera O Rapto do Serralho, de W. A. Mozart, (3) os princípios de sua prática pedagógica, com foco nos conceitos de imagens mentais e jargões por ela criados, (4) análises de quatro aulas gravadas em áudios, e (5) análise de entrevistas e aulas gravadas em vídeos, conduzidas com exalunos de diferentes classificações vocais. Os procedimentos metodológicos incluem uma revisão bibliográfica e a utilização do mAVAm (Método de Análise de Vídeos e Áudios de Música) e suas quatro ferramentas de escritura analítica: EdiP (Edição de Performance), MaPA (Mapa de Performance Audiovisual), EdEsP (Edição de Performance Espectrográfica) e EdiPA (Edição de Performance Audiovisual), (Borém, 2024, 2016 e 2014) para a construção de exemplos musicais. Os resultados da pesquisa apontaram a eficiência das estratégias didático-pedagógicas utilizadas pela professora Neyde Thomas, bem como o uso de jargões e imagens mentais como ferramentas facilitadoras do ensino-aprendizagem do canto lírico.
Abstract: This thesis, historiographic and analytical in nature, investigates the artistic trajectory and pedagogical strategies of Brazilian soprano Neyde Thomas, both as an operatic performer and as a classical voice teacher. The research is organized into five chapters, which address: (1) biographical aspects; (2) a spectral analysis of her performance of the aria Martern aller Arten from W. A. Mozart’s opera Die Entführung aus dem Serail; (3) the principles of her pedagogical practice, with a focus on the concepts of mental imagery and original jargon she developed; (4) analyses of four audio-recorded lessons; and (5) analysis of interviews and video-recorded lessons with former students of various voice types. Methodological procedures include a literature review and the application of mAVAm (Method for the Analysis of Music Videos and Recordings) and its four analytical writing tools: EdiP (Performance Editing), MaPA (Audiovisual Performance Map), EdEsP (Spectrographic Performance Editing), and EdiPA (Audiovisual Performance Editing) (Borém, 2024, 2016, 2014), for the construction of musical examples. The research findings highlight the effectiveness of Neyde Thomas’s pedagogical strategies, particularly her use of jargon and mental imagery as facilitators in the teaching and learning of classical singing.
Subject: Canto - Instrução e ensino
Performance musical
Thomas, Neyde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/83834
Issue Date: 1-Jul-2025
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Estratégias didático pedagógicas da cantora-professora Neyde Thomas para o ensino do canto lírico (1).pdfTese de Doutorado13.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons