Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83877
Tipo: Tese
Título: Lugares de escuta : da vida, no jornalismo
Autor(es): Carlos Henrique Pinheiro
primer Tutor: Elton Antunes
primer miembro del tribunal : Márcio de Vasconcellos Serelle
Segundo miembro del tribunal: Ângela Cristina Salgueiro Marques
Tercer miembro del tribunal: Claudio Rodrigues Coração
Cuarto miembro del tribunal: Fabiana Moraes
Resumen: “Lugares de escuta: da vida, no jornalismo" é texto que registra por meio de ensaios um percurso doutoral e reflexões a respeito das possibilidades de articular a escuta, como um processo ampliado de conhecimento do mundo, e a escuta jornalística, pensada através de aspectos presentes em livros-reportagem, bibliografias específicas do campo comunicacional, poesias, textos de teatro e outros objetos, inclusive experiências vivenciais, mobilizadas para evidenciar seus múltiplos traços. Partimos de uma impressão simplificadora da escuta e buscamos complexificá-la ao longo do texto. Desse modo, apresentamos discussões sobre a escuta que uma repórter pode fazer presencialmente ou através de mediações variadas, discutimos também a escuta de pessoas em luto e as reduções que muitas vezes o jornalismo opera em seus gestos, a escuta de si e a de seres que chamamos, a partir das práticas de Eliane Brum, de mais-que-humanes. Buscamos, também, evidenciar aspectos da escuta feita por esta repórter, que se apresenta em diversos trabalhos como uma “escutadeira”, e aspectos de escuta presentes em trabalhos de Svetlana Aleksiévitch, que se apresenta como uma “mulher-ouvido”. Propomos, com Leda Maria Martins, o conceito de encruzilhada como um articulador dos ensaios, que embora busquem ser autônomos em si, também se encontram sob o objetivo geral de levantar reflexões sobre a escuta que possam ser pertinentes, também, ao jornalismo e, mais especificamente, a suas práticas de reportagem.
Abstract: "Listening Places: from life, in journalism" is a text that records through essays a doctoral journey and reflections on the possibilities of articulating listening as an expanded process of understanding the world, and journalistic listening, thought over aspects present in articlebooks, specific bibliographies of the communication field, poetry, theater texts, and other objects, including lived experiences, mobilized to highlight their multiple traits; we start from a simplifying impression of listening and seek to complexify it throughout the text. Along these lines, we present discussions about the listening that a reporter is able to do in person or through various mediations, we also discuss the listening of people in mourning, self-listening, and the listening of beings that, based on Eliana Brum, we call more than human. We also seek to highlight aspects of the listening done by this reporter, who presents herself in various fronts as a "listener," and aspects of the listening present in the works of Svetlana Aleksiévitch, who presents herself as an "ear-woman." We propose, with Leda Maria Martins, the concept of crossroads as an articulator of the essays, which although they seek to be autonomous in themselves, they also bring reflections about the act of listening also to journalism, and more specifically to its news reports practices.
Asunto: Comunicação - Teses
Jornalismo - Teses
Reportagens e repórteres - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/83877
Fecha del documento: 20-dic-2024
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese_CarlosHenriquePinheiro.pdfTese de doutorado defendida junto ao Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da UFMG1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons