Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84022
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Artur Luiz de Souza Macielpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138172057810686pt_BR
dc.contributor.referee1Ivana Rochapt_BR
dc.creatorNatália Valéria da Silva Duartept_BR
dc.date.accessioned2025-08-05T12:00:14Z-
dc.date.available2025-08-05T12:00:14Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84022-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the historical paths of Youth and Adult Education (EJA) in Brazil, highlighting the relevance of teaching Art as an essential formative component, especially in contexts of deprivation of liberty, such as the prison system. The research is qualitative in nature, with a methodology based on bibliographic review and documentary analysis. The reflections are based on Paulo Freire (1989, 2000, 2001), who addresses education as an emancipatory practice, and on Ana Mae Barbosa (2005, 2010, 2015, 2020), who considers art as a language that mediates knowledge and expresses subjective experiences. Art is understood as a means of recovering identity, developing self-esteem and critical thinking, offering students possibilities of expression and reconstruction of their stories. In this scenario, the role of the teacher is central, assuming an ethical and sensitive stance towards the life trajectories of students and building, with them, a meaningful and humanizing learning process.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar os percursos históricos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, destacando a relevância do ensino de arte como componente formativo essencial, especialmente em contextos de privação de liberdade, como o sistema prisional. A pesquisa é de natureza qualitativa, com metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise documental. As reflexões se apoiam em Paulo Freire (1989, 2000, 2001), ao tratar da educação como prática emancipadora, e em Ana Mae Barbosa (2005, 2010, 2015, 2020), ao considerar a arte como linguagem que mediatiza o conhecimento e expressa vivências subjetivas. A arte é compreendida como meio de resgate da identidade, de desenvolvimento da autoestima e do pensamento crítico, oferecendo aos educandos possibilidades de expressão e reconstrução de suas histórias. Nesse cenário, o papel do professor é central, assumindo uma postura ética e sensível diante das trajetórias de vida dos estudantes e construindo, com eles, um processo de aprendizagem significativo e humanizador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectSistema prisionalpt_BR
dc.subjectEducação transformadorapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleEnsino de arte no sistema prisional: desafios e adaptações no contexto da EJApt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Artigo Natália V S DUARTE Ensino de Arte no Sistema Prisional CEEAV PPGARTEs EBA UFMG final 2.pdf595.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons