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http://hdl.handle.net/1843/84022
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Ensino de arte no sistema prisional: desafios e adaptações no contexto da EJA |
Autor(es): | Natália Valéria da Silva Duarte |
Primeiro Orientador: | Artur Luiz de Souza Maciel |
Primeiro membro da banca : | Ivana Rocha |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar os percursos históricos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, destacando a relevância do ensino de arte como componente formativo essencial, especialmente em contextos de privação de liberdade, como o sistema prisional. A pesquisa é de natureza qualitativa, com metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise documental. As reflexões se apoiam em Paulo Freire (1989, 2000, 2001), ao tratar da educação como prática emancipadora, e em Ana Mae Barbosa (2005, 2010, 2015, 2020), ao considerar a arte como linguagem que mediatiza o conhecimento e expressa vivências subjetivas. A arte é compreendida como meio de resgate da identidade, de desenvolvimento da autoestima e do pensamento crítico, oferecendo aos educandos possibilidades de expressão e reconstrução de suas histórias. Nesse cenário, o papel do professor é central, assumindo uma postura ética e sensível diante das trajetórias de vida dos estudantes e construindo, com eles, um processo de aprendizagem significativo e humanizador. |
Abstract: | This article aims to analyze the historical paths of Youth and Adult Education (EJA) in Brazil, highlighting the relevance of teaching Art as an essential formative component, especially in contexts of deprivation of liberty, such as the prison system. The research is qualitative in nature, with a methodology based on bibliographic review and documentary analysis. The reflections are based on Paulo Freire (1989, 2000, 2001), who addresses education as an emancipatory practice, and on Ana Mae Barbosa (2005, 2010, 2015, 2020), who considers art as a language that mediates knowledge and expresses subjective experiences. Art is understood as a means of recovering identity, developing self-esteem and critical thinking, offering students possibilities of expression and reconstruction of their stories. In this scenario, the role of the teacher is central, assuming an ethical and sensitive stance towards the life trajectories of students and building, with them, a meaningful and humanizing learning process. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Educação de jovens e adultos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84022 |
Data do documento: | 8-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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Artigo Natália V S DUARTE Ensino de Arte no Sistema Prisional CEEAV PPGARTEs EBA UFMG final 2.pdf | 595.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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