Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/84261
Type: | Dissertação |
Title: | Letramentos críticos midiático e digital: uma proposta didática contra sistemas de desinformação no ensino fundamental |
Other Titles: | Critical media and digital literacy: a didactic proposal against disinformation systems in elementary education |
Authors: | Marcia Antunes Santos Gama de Lima |
First Advisor: | Daniervelin Renata Marques Pereira |
First Referee: | Acir Mario Karwoski |
Second Referee: | Luiz Antônio dos Prazeres |
Abstract: | Esta pesquisa parte da observação de que, embora os estudantes estejam constantemente conectados às redes sociais e expostos a um fluxo intenso de informações, muitos apresentam dificuldades em analisá-las criticamente, distinguindo fatos de conteúdos manipulados. Diante dessa realidade, elaboramos uma proposta didática para desenvolver os letramentos críticos midiático e digital em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar e analisar estratégias linguísticas e discursivas para combater a desinformação em plataformas digitais, trabalhando especificamente com os gêneros notícia e postagens em redes sociais. A proposta visou aprimorar a leitura e produção crítica desses textos no contexto das práticas sociais digitais contemporâneas. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa-intervenção, de caráter qualitativo, centrada na leitura, análise e produção de textos multimodais (impressos e digitais) sobre combate à desinformação. O estudo fundamentou-se teoricamente em diferentes autores, como nos trabalhos de Magda Soares (alfabetização e letramentos), Brian Street (letramentos sociais e modelo ideológico) e Patrick Charaudeau (análise do discurso midiático) para compreensão dos fenômenos investigados. Por meio da análise de notícias e postagens em redes sociais, os alunos refletiram sobre contextos de circulação e produção, público-alvo, análise de recursos linguísticos, discursivos e semióticos. A pesquisa mostrou resultados significativos, pois os educandos compreenderam a importância de utilizar as tecnologias digitais de forma mais crítica, reflexiva e ética, produzindo materiais informativos (como cards com dicas de verificação) e aplicando estratégias de checagem (análise de fontes, pesquisa reversa de imagens e contextualização). Dessa forma, consideramos que os educandos se envolveram em diferentes práticas sociais, comunicando-se de forma eficiente por meio das diferentes linguagens e mídias. |
Abstract: | This research is based on the observation that, although students are constantly connected to social media and exposed to an intense flow of information, many have difficulty critically analyzing it, distinguishing facts from manipulated content. Given this reality, we developed a didactic proposal to develop critical media and digital literacy in a 9th grade class. The objective was to investigate and analyze linguistic and discursive strategies to combat misinformation on digital platforms, working specifically with the genres of news and posts on social media. The proposal aimed to improve the reading and critical production of these texts in the context of contemporary digital social practices. Methodologically, a qualitative intervention research was carried out, focused on the reading, analysis and production of multimodal texts (printed and digital) on combating disinformation. The study was theoretically based on different authors, such as the works of Magda Soares (literacy and literacies), Brian Street (social literacies and ideological model) and Patrick Charaudeau (analysis of media discourse); to understand the phenomena investigated. Through the analysis of news and posts on social networks, the students reflected on the contexts of circulation and production, target audience, and analysis of linguistic, discursive and semiotic resources. The research showed significant results, as students understood the importance of using digital technologies in a more critical, reflective and ethical way, producing informative materials (such as cards with verification tips) and applying checking strategies (source analysis, reverse image search and contextualization). Thus, we consider that students engaged in different social practices, communicating efficiently through different languages and media. |
Subject: | Língua portuguesa - Estudo e ensino Produção de textos Letramento Desinformação Educação midiática Letramento informacional |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84261 |
Issue Date: | 21-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Letramentos críticos midiático e digital- uma proposta didática contra sistemas de desinformação no ensino fundamental.pdf | 9.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License