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http://hdl.handle.net/1843/84274
Type: | Dissertação |
Title: | Obesidade na adolescência: como o ensino de biologia investigativo pode contribuir na conscientização e prevenção. |
Authors: | Maria das Dores de Souza |
First Advisor: | Micena Roberta Miranda Alves e Silva |
First Co-advisor: | Juliana Carvalho Tavares |
First Referee: | Paulina Maria Maia Barbosa |
Second Referee: | Santer Alvares de Matos |
Abstract: | Atualmente, as práticas alimentares contemporâneas influenciadas pelos avanços tecnológicos na indústria de alimentos e na agricultura, passaram a intervir em mudanças nos padrões alimentares, caracterizadas por um excesso de alimentos de grande densidade energética, ricos em gordura e em açúcar refinado simples, e por uma diminuição no consumo de carboidratos complexos (fonte importante de fibras alimentares), podendo ser responsáveis pelo aumento nas taxas de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes. O recém lançado Atlas Mundial de Obesidade de 2024 aponta um crescimento exponencial da incidência de obesidade global, a qual pode levar a doenças crônicas, cardiovasculares (aterosclerose, hipertensão) e metabólicas (diabetes mellitus tipo II). A escola é um lócus privilegiado para identificar e desconstruir hábitos de vida que prejudicam o exercício da educação alimentar e nutricional (EAN) saudável. Nesse contexto escolar, espera-se que o ensino de Biologia possa estimular a conscientização de adolescentes em relação à prevenção da obesidade, para que possam fazer escolhas assertivas de uma alimentação saudável. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa descritiva, desenvolvida por meio da observação participante, durante a aplicação de uma sequência didática, formada por momentos e etapas, aulas dialogadas, interativas, argumentativas e com perfil investigativo a respeito dos nutrientes e suas funções no organismo, gorduras consideradas benéficas ou prejudiciais à saúde, obesidade, relação entre sistema nervoso e comportamento alimentar, influência de mídias sociais, dentre outros. Além disso, com o apoio de uma profissional da área de nutrição, foi feita uma roda de conversa com os estudantes sobre ganho de peso e suas consequências. Nos momentos vivenciados, o estudante exerceu seu protagonismo, trocou ideias, elaborou hipóteses, coletou evidências, fez discussões e conclusões, com autonomia, espírito crítico e trabalho em equipe. O ensino de Biologia foi aplicado para o despertar de consciências para escolhas alimentares saudáveis, em benefício da saúde física, mental e emocional dos adolescentes, e contribuiu para uma melhoria na educação alimentar no ambiente escolar, e na vida dos estudantes. |
Abstract: | Currently, contemporary eating habits influenced by technological advances in the food industry and agriculture have begun to change eating patterns, characterized by an excess of high-energy-density foods, rich in fat and simple refined sugar, and a decrease in the consumption of complex carbohydrates (an important source of dietary fiber), which may be responsible for the increase in overweight and obesity rates in children and adolescents. The recently released 2024 World Obesity Atlas points to an exponential growth in the incidence of global obesity, which can lead to chronic, cardiovascular (atherosclerosis, hypertension) and metabolic (type II diabetes mellitus) diseases. Schools are a privileged locus for identifying and deconstructing lifestyle habits that hinder the exercise of healthy food and nutrition education (EAN). In this school context, it is expected that teaching Biology can stimulate adolescents' awareness of obesity prevention, so that they can make assertive choices for healthy eating. This work was developed with 1st-year high school students from a state school in Minas Gerais. The methodology used was descriptive qualitative research, developed through participant observation, during the application of a didactic sequence, formed by moments and stages, dialogic, interactive, argumentative classes with an investigative profile regarding nutrients and their functions in the body, fats considered beneficial or harmful to health, obesity, the relationship between the nervous system and eating behavior, the influence of social media, among others. In addition, with the support of a nutrition professional, a discussion group was held with the students about weight gain and its consequences. During the experiences, the students exercised their protagonism, exchanged ideas, developed hypotheses, collected evidence, held discussions and drew conclusions, with autonomy, critical thinking and teamwork. Biology teaching was used to raise awareness of healthy food choices, benefiting the physical, mental and emotional health of adolescents, contributing to an improvement in nutritional education in the school environment, and consequently in the lives of students. |
Subject: | Ensino - Biologia Educação básica Educação Alimentar e Nutricional Comportamento Alimentar Pesquisa científica Protagonismo Juvenil |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84274 |
Issue Date: | 6-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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