Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84438
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nathália Lopes Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305529660102009pt_BR
dc.contributor.referee1Clara Tatiana Dias Amaralpt_BR
dc.creatorMarli Suares Clemente de Jesuspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7713941592854700pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-20T13:13:14Z-
dc.date.available2025-08-20T13:13:14Z-
dc.date.issued2025-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84438-
dc.description.abstractThis work aims toprovide conditions forautistic children to develop a close relationship with healthy eatingby promoting collective and playful experiences betweenchildren and the food offered in the school cafeteria, considering theparticularities and characteristics of autism. It started with the following question: how is it possible to promote actions in the school cafeteria that consider theparticularities related to the eating process of autistic children andencourage a more positive and healthy relationship between children and thefood offered in the cafeteria? Therefore, na intervention project was developed in the school cafeteria, lasting eight meetings overtwo weeks, for three students with Autism Spectrum Disorder(ASD), aged 12-13, enrolled in a municipal schoollocated in Itabirito (MG). The activities weredeveloped based on playful and sensory proposals, seeking to stimulate theacceptance of natural foods, strengthen healthy eating habits,develop motor and sensory skills, as well as promote socializationand autonomy among students. The results indicate that direct contact withfood, combined with practices that consider student demand, contributeseffectively to the formation of healthy eating habits, school inclusionand the integral development of children with ASD. In addition, it waspossible to conclude that the intervention fostered the construction of awelcoming, collaborative, and inclusive environment, which encouraged student involvement andstrengthened emotional bonds between students and school professionalsschool. The study reinforces the importance of interdisciplinary actions in the school environment,the expansion of the project to other autistic students, the training of theschool cafeteria team, and highlights the role of the school as a privileged spacefor the construction of inclusive practices and health promotion.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo ofertar condições às crianças autistas para a construção de uma relação próxima com a alimentação saudável, a partir da promoção de experiências coletivas e lúdicas entre as crianças e os alimentos ofertados na cantina escolar, considerando as particularidades e características do autismo. Teve como ponto de partida a seguinte questão: de que forma é possível promover ações na cantina escolar que considerem as particularidades relacionadas ao processo alimentar das crianças autistas e incentivem uma relação mais positiva e saudável entre as crianças e os alimentos ofertados na cantina? Portanto, foi elaborado um projeto de intervenção na cantina escolar, com duração de oito encontros, ao longo de duas semanas, para três alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idades entre 12-13 anos, matriculados em uma escola municipal localizada em Itabirito (MG). As atividades foram desenvolvidas com base em propostas lúdicas e sensoriais, buscando estimular a aceitação de alimentos naturais, fortalecer hábitos alimentares saudáveis, desenvolver habilidades motoras e sensoriais, bem como promover a socialização e a autonomia dos alunos.Os resultados apontam que o contato direto com os alimentos, aliado a práticas que consideram a demanda do aluno, contribui de forma efetiva para a formação de hábitos alimentares saudáveis, a inclusão escolar e o desenvolvimento integral das crianças com TEA. Além disso, foi possível concluir que a intervenção propiciou a construção de um ambiente acolhedor, colaborativo e inclusivo, que favoreceu o envolvimento dos alunos e o fortalecimento de vínculos afetivos entre estudantes e profissionais da escola.O estudo reforça a importância de ações interdisciplinares no ambiente escolar, a ampliação do projeto para demais alunos autistas, a formação da equipe da cantina escolar, e destaca o papel da escola como espaço privilegiado para a construção de práticas inclusivas e de promoção da saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectCantina escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherMerenda escolarpt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherCrianças autistas - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherItabirito (MG) - Educaçãopt_BR
dc.titleInclusão de alunos autistas na cantina escolar: promovendo experiências coletivas e sensoriais com os alimentospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.