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Type: Monografia (especialização)
Title: Inclusão de alunos autistas na cantina escolar: promovendo experiências coletivas e sensoriais com os alimentos
Authors: Marli Suares Clemente de Jesus
First Advisor: Nathália Lopes Machado
First Referee: Clara Tatiana Dias Amaral
Abstract: Este trabalho tem como objetivo ofertar condições às crianças autistas para a construção de uma relação próxima com a alimentação saudável, a partir da promoção de experiências coletivas e lúdicas entre as crianças e os alimentos ofertados na cantina escolar, considerando as particularidades e características do autismo. Teve como ponto de partida a seguinte questão: de que forma é possível promover ações na cantina escolar que considerem as particularidades relacionadas ao processo alimentar das crianças autistas e incentivem uma relação mais positiva e saudável entre as crianças e os alimentos ofertados na cantina? Portanto, foi elaborado um projeto de intervenção na cantina escolar, com duração de oito encontros, ao longo de duas semanas, para três alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idades entre 12-13 anos, matriculados em uma escola municipal localizada em Itabirito (MG). As atividades foram desenvolvidas com base em propostas lúdicas e sensoriais, buscando estimular a aceitação de alimentos naturais, fortalecer hábitos alimentares saudáveis, desenvolver habilidades motoras e sensoriais, bem como promover a socialização e a autonomia dos alunos.Os resultados apontam que o contato direto com os alimentos, aliado a práticas que consideram a demanda do aluno, contribui de forma efetiva para a formação de hábitos alimentares saudáveis, a inclusão escolar e o desenvolvimento integral das crianças com TEA. Além disso, foi possível concluir que a intervenção propiciou a construção de um ambiente acolhedor, colaborativo e inclusivo, que favoreceu o envolvimento dos alunos e o fortalecimento de vínculos afetivos entre estudantes e profissionais da escola.O estudo reforça a importância de ações interdisciplinares no ambiente escolar, a ampliação do projeto para demais alunos autistas, a formação da equipe da cantina escolar, e destaca o papel da escola como espaço privilegiado para a construção de práticas inclusivas e de promoção da saúde.
Abstract: This work aims toprovide conditions forautistic children to develop a close relationship with healthy eatingby promoting collective and playful experiences betweenchildren and the food offered in the school cafeteria, considering theparticularities and characteristics of autism. It started with the following question: how is it possible to promote actions in the school cafeteria that consider theparticularities related to the eating process of autistic children andencourage a more positive and healthy relationship between children and thefood offered in the cafeteria? Therefore, na intervention project was developed in the school cafeteria, lasting eight meetings overtwo weeks, for three students with Autism Spectrum Disorder(ASD), aged 12-13, enrolled in a municipal schoollocated in Itabirito (MG). The activities weredeveloped based on playful and sensory proposals, seeking to stimulate theacceptance of natural foods, strengthen healthy eating habits,develop motor and sensory skills, as well as promote socializationand autonomy among students. The results indicate that direct contact withfood, combined with practices that consider student demand, contributeseffectively to the formation of healthy eating habits, school inclusionand the integral development of children with ASD. In addition, it waspossible to conclude that the intervention fostered the construction of awelcoming, collaborative, and inclusive environment, which encouraged student involvement andstrengthened emotional bonds between students and school professionalsschool. The study reinforces the importance of interdisciplinary actions in the school environment,the expansion of the project to other autistic students, the training of theschool cafeteria team, and highlights the role of the school as a privileged spacefor the construction of inclusive practices and health promotion.
Subject: Educação especial
Merenda escolar
Autismo
Crianças autistas - Educação
Autismo em crianças
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Itabirito (MG) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/84438
Issue Date: 12-Jul-2025
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica



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