Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/84438
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Inclusão de alunos autistas na cantina escolar: promovendo experiências coletivas e sensoriais com os alimentos
Autor(es): Marli Suares Clemente de Jesus
Primeiro Orientador: Nathália Lopes Machado
Primeiro membro da banca : Clara Tatiana Dias Amaral
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ofertar condições às crianças autistas para a construção de uma relação próxima com a alimentação saudável, a partir da promoção de experiências coletivas e lúdicas entre as crianças e os alimentos ofertados na cantina escolar, considerando as particularidades e características do autismo. Teve como ponto de partida a seguinte questão: de que forma é possível promover ações na cantina escolar que considerem as particularidades relacionadas ao processo alimentar das crianças autistas e incentivem uma relação mais positiva e saudável entre as crianças e os alimentos ofertados na cantina? Portanto, foi elaborado um projeto de intervenção na cantina escolar, com duração de oito encontros, ao longo de duas semanas, para três alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idades entre 12-13 anos, matriculados em uma escola municipal localizada em Itabirito (MG). As atividades foram desenvolvidas com base em propostas lúdicas e sensoriais, buscando estimular a aceitação de alimentos naturais, fortalecer hábitos alimentares saudáveis, desenvolver habilidades motoras e sensoriais, bem como promover a socialização e a autonomia dos alunos.Os resultados apontam que o contato direto com os alimentos, aliado a práticas que consideram a demanda do aluno, contribui de forma efetiva para a formação de hábitos alimentares saudáveis, a inclusão escolar e o desenvolvimento integral das crianças com TEA. Além disso, foi possível concluir que a intervenção propiciou a construção de um ambiente acolhedor, colaborativo e inclusivo, que favoreceu o envolvimento dos alunos e o fortalecimento de vínculos afetivos entre estudantes e profissionais da escola.O estudo reforça a importância de ações interdisciplinares no ambiente escolar, a ampliação do projeto para demais alunos autistas, a formação da equipe da cantina escolar, e destaca o papel da escola como espaço privilegiado para a construção de práticas inclusivas e de promoção da saúde.
Abstract: This work aims toprovide conditions forautistic children to develop a close relationship with healthy eatingby promoting collective and playful experiences betweenchildren and the food offered in the school cafeteria, considering theparticularities and characteristics of autism. It started with the following question: how is it possible to promote actions in the school cafeteria that consider theparticularities related to the eating process of autistic children andencourage a more positive and healthy relationship between children and thefood offered in the cafeteria? Therefore, na intervention project was developed in the school cafeteria, lasting eight meetings overtwo weeks, for three students with Autism Spectrum Disorder(ASD), aged 12-13, enrolled in a municipal schoollocated in Itabirito (MG). The activities weredeveloped based on playful and sensory proposals, seeking to stimulate theacceptance of natural foods, strengthen healthy eating habits,develop motor and sensory skills, as well as promote socializationand autonomy among students. The results indicate that direct contact withfood, combined with practices that consider student demand, contributeseffectively to the formation of healthy eating habits, school inclusionand the integral development of children with ASD. In addition, it waspossible to conclude that the intervention fostered the construction of awelcoming, collaborative, and inclusive environment, which encouraged student involvement andstrengthened emotional bonds between students and school professionalsschool. The study reinforces the importance of interdisciplinary actions in the school environment,the expansion of the project to other autistic students, the training of theschool cafeteria team, and highlights the role of the school as a privileged spacefor the construction of inclusive practices and health promotion.
Assunto: Educação especial
Merenda escolar
Autismo
Crianças autistas - Educação
Autismo em crianças
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Itabirito (MG) - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/84438
Data do documento: 12-Jul-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica



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