Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/84455
Tipo: Dissertação
Título: Composição química, digestibilidade in vitro da matéria seca e perfil fermentativo da silagem de resíduo úmido de cervejaria com diferentes teores de matéria seca
Título(s) alternativo(s): Chemical composition, in vitro digestibility of dry matter and fermentation profile of silage from wet brewery waste with different dry matter contents.
Autor(es): Daniel Ferreira de Oliveira Melo
Primeiro Orientador: Diogo Gonzaga Jayme
Primeiro membro da banca : Diogo Gonzaga Jayme
Segundo membro da banca: Ricardo Reis e Silva
Terceiro membro da banca: Guilherme Lobato Menezes
Resumo: Os sistemas intensivos de produção pecuária são influenciados pela disponibilidade e pelo preço dos insumos no mercado, o que pode aumentar os custos de produção e reduzir a eficiência. Portanto, a utilização de resíduos agroindustriais nestes sistemas apresenta-se como uma alternativa promissora para reduzir custos com alimentação do gado e aumentar os lucros nas propriedades rurais. Assim, objetivou-se avaliar a qualidade de silagens de grãos de milho reidratados com 5 diferentes níveis de matéria seca (MS) elaboradas a partir da inclusão de resíduos de cervejaria (BR): DM70 (70% MS, 32% BR), DM60 (60% DM, 46% BR), DM50 (50% MS, 60% BR), DM40 (40% MS, 75% BR) e DM30 (30% MS, 90% BR). A inclusão de 1% de BR reduziu (p<0,001) o teor de MS em 5,98 g/kg MN e a DIVMS em 3,31 g/kg MS, devido ao aumento dos valores de FDN, FDA, ADL, NIDN e NIDA, e aumentou linearmente (p<0,001) o teor de PB em 1,25 g/kg MS e EE em 0,726 g/kg MS. Embora o pH tenha aumentado (p<0,001) linearmente, de 4,24 para 5,56, e a estabilidade aeróbia tenha diminuído (p=0,005) linearmente em 1,22 horas, esses valores são satisfatórios para uma silagem de boa qualidade. Possivelmente, a baixa concentração de carboidratos solúveis e a menor produção de ácido lático dificultaram o desenvolvimento de fungos e leveduras. Conclui-se que o resíduo de cervejaria pode ser armazenado na fazenda e utilizado na ensilagem do grão de milho reidratado, atentando-se às variações na composição química do BR e de suas silagens, a fim de garantir precisão na formulação da dieta e manter o desempenho animal.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: VET - DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/84455
Data do documento: 24-Abr-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MESTRADO - DANIEL MELO (3).pdf974.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.