Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/84485
Type: Monografia (especialização)
Title: Desafios docentes no processo  de inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Authors: Andreza Liziane da Silva Carvalho
First Advisor: Nathália Lopes Machado
Abstract: O objetivo deste trabalho é investigar os desafios enfrentados por quatro professoras diante do processo de inclusão escolar de alunos com TEA. Parte-se da seguinte questão de pesquisa: Quais são os principais desafios enfrentados por quatro professoras no processo de inclusão na aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Municipal “Luz do Amanhã”?. A investigação ocorreu em duas etapas: a aplicação de questionários a quatro professoras que atuam no 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Itabirito (MG) e a implementação de encontros formativos ofertados às professoras. Para a sistematização dos dados, foram definidas quatro categorias de análise dos questionários: desafios; formação docente; estratégias e recursos pedagógicos; trabalho de colaboração entre equipe. A análise de dados permitiu identificar alguns obstáculos enfrentados pelas professoras como a falta de materiais adequados e de investimento, ausência de formação e alguns comportamentos dos alunos autistas. Além disso, as participantes destacaram o despreparo frente às especificidades dos alunos autistas e reconheceram a importância do trabalho em equipe como elemento essencial para o sucesso do processo educativo. Como estratégias, foram elencadas o uso de materiais concretos e a existência de apoio pedagógico para promover a aprendizagem e inclusão. O espaço formativo contribuiu para desconstruir ideia pré-concebidas que ainda predominam a atuação docente e o cotidiano escolar. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância de um espaço de escuta e validação das práticas docentes, o papel da formação continuada como um instrumento de transformação das práticas escolares e de fortalecimento da inclusão escolar com os alunos autistas.
Abstract: The objective of this study is to investigate the challenges faced by four teachers in the process of including students with ASD in school. The research question is as follows: What are the main challenges faced by four teachers in the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in learning at the Luz do Amanhã Municipal School? The investigation took place in two stages: the application of questionnaires to four teachers working in the 2nd and 3rd grades of elementary school at a municipal school in Itabirito (MG) and the implementation of training meetings offered to teachers. For the systematization of data, four categories of analysis of the questionnaires were defined: challenges; teacher training; pedagogical strategies and resources; collaborative work among staff. The data analysis identified some obstacles faced by teachers, such as the lack of adequate materials and investment, lack of training, and some behaviors of autistic students. In addition, the participants highlighted their lack of preparation for the specific needs of autistic students and recognized the importance of teamwork as an essential element for the success of the educational process. The strategies listed included the use of concrete materials and the existence of pedagogical support to promote learning and inclusion. The training space contributed to deconstructing preconceived ideas that still predominate in teaching and everyday school life. The results of the research pointed to the importance of a space for listening and validating teaching practices, the role of continuing education as an instrument for transforming school practices, and strengthening school inclusion with autistic students.
Subject: Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Crianças autistas - Educação
Professores de educação especial - Formação
Educação especial
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84485
Issue Date: 12-Jul-2025
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-ANDREZA.pdf903.93 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons