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http://hdl.handle.net/1843/84507
Tipo: | Dissertação |
Título: | Resolução de problemas matemáticos não convencionais em sala de aula com estudantes do 4º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Danielle Lúcia Maia |
Primeiro Orientador: | Ilaine da Silva Campos |
Primeiro membro da banca : | Keli Cristina Conti |
Segundo membro da banca: | Jonson Ney Dias da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no 2º semestre de 2023, em uma escola municipal da rede pública de ensino de Belo Horizonte/MG, cujo objetivo é compreender as estratégias utilizadas pelos estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas matemáticos não convencionais propostos na perspectiva dos cenários para investigação em sala de aula. Para a realização deste estudo, foi desenvolvida uma pesquisa, por meio da abordagem qualitativa em minha própria prática pedagógica, que teve como instrumento de coleta de dados os registros escritos dos estudantes na resolução dos problemas matemáticos e os áudios gravados durante as aulas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram propostos aos estudantes oito problemas matemáticos, sendo o primeiro problema um “esquenta” para que eles pudessem se familiarizar com a proposta e a partir disto, propomos os sete problemas matemáticos não convencionais, trabalhados em cinco aulas. Participaram da pesquisa 22 crianças com faixa etária entre 9 e 10 anos de idade. Concluiu-se que, para trabalhar com a resolução de problemas não convencionais é necessário que o docente esclareça aos estudantes que se trata de um trabalho com problemas matemáticos diferentes dos problemas matemáticos tradicionais e que existem outras regras de resoluções que podem ser utilizadas nesse processo investigativo. Como produto educacional, foi desenvolvido um livreto, direcionado aos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com os problemas matemáticos utilizados na pesquisa, bem como, sugestões de interações que poderão ser adotadas pelos docentes. |
Abstract: | This research was developed in the 2nd semester of 2023, in a municipal public school in Belo Horizonte – MG, whose objective is to understand the strategies used by students in the 4th year of Elementary School in solving unconventional mathematical problems proposed from the perspective of scenarios for classroom investigation. To this end, a research was developed through the qualitative approach in my own pedagogical practice that had as an instrument of data collection the written records of the students in the resolution of mathematical problems and the audios recorded during classes. For the development of the research, eight mathematical problems were proposed to the students, the first problem being a "warm-up" so that they could become familiar with the proposal and from there we proposed the seven unconventional mathematical problems that were worked on in five classes. The study included 22 children aged between 9 and 10 years age. It was concluded that, in order to work with the resolution of non-conventional problems, it is necessary for the teacher to clarify to the students that it is a work with mathematical problems different from traditional mathematical problems and that there are other rules of resolution that can be used in this investigative process. As an educational product, a booklet was developed, aimed at teachers of the Early Years of Elementary School, with the mathematical problems used in the research, as well as suggestions for interactions that can be adopted by teachers. |
Assunto: | Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem baseada em problemas Crianças - Capacidade matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84507 |
Data do documento: | 30-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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