Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLLR
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Cyberock: o estúdio como instrumento musical na performance ao vivo da banda SOMBA |
Authors: | Guilherme Augusto Soares de Castro |
First Advisor: | Sergio Freire Garcia |
First Referee: | José Eduardo Ribeiro de Paiva |
Second Referee: | Mauricio Alves Loureiro |
Abstract: | As tecnologias desenvolvidas para aplicações musicais no século XXexerceram influência direta na expansão de gêneros musicais. Sobretudo no rock, o grau de dependência entre a sonoridade de um artista e a tecnologia por ele utilizada é grande, o que gera problemas para uma manutenção de uma mesma marca acústica nas diversas situações de prática musical: no ensaio, no estúdio e na apresentação ao vivo. Para abordar tal problema, as tecnologias digitais (e, principalmente, o computador) servem como uma grande ferramenta por possuírem algumas características, tais como: portabilidade; maior facilidade no armazenamento de dados, manutenção e atualização; maiores possibilidades de uso de recursos provenientes do processamento de sinais; maior possibilidade de interação, entre outras. A banda SOMBA um representante do gênero pop/rock se propôs a percorrer e experimentar algumas dessas possibilidades que as tecnologias digitais atuais podem fornecer, procurando se definir musicalmente através de (entre outros fatores) uma marca sonora. Isso se concretiza com a elaboração de uma programação desenvolvida e detalhada ao longo deste trabalho no ambiente Max/MSP, com a diluição de fronteiras entre funções no processo musical e com o desenvolvimento de um trabalho fonográfico e performático utilizando a programação desenvolvida. |
Abstract: | The technologies developed for musical applications in the 20th centuryinfluenced directly the expansion of musical genres. Overall in rock, theres a high dependence degree between an artists sonority and the technology used in it. This generates a problem to the maintenance of the same acoustical mark in the various situations of practical music: in rehearsals, in studio and in live performances. As an approach of this issue, the digital technologies (and, mainly, the computer) is a greattool, with its characteristics such as: portability; an easier data storage, maintenance and upgrading; more possibilities in the use of signal processing resources; more possibilities of interaction, and others. The band called SOMBA a pop/rock band considered to cover and research some of the possibilities that the current digital technologies can supply, in a way so it can define itself musically through (amongothers factors) a sonorous mark. This occurs with the elaboration of a patch detailed through this work in Max/MSP, with the dilution of borders between functions in the musical process and with the development of a phonographic and performer work using the designed patch. |
Subject: | Composição musical por computador Rock Música |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLLR |
Issue Date: | 17-Apr-2008 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cyberock_guilherme_castro.pdf | 19.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.