Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YEN2D
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Catita de K-Ximbinho na interpretação do saxofonista Zé Bodega: aspectos híbridos entre o choro e o jazz
Autor(es): Bernardo Vescovi Fabris
Primeiro Orientador: Fausto Borem de Oliveira
Primeiro membro da banca : Rafael dos Santos
Segundo membro da banca: Margarida Maria Borghoff
Resumo: Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais oriundos do jazz e do choro na obra Catita de Sebastião de Barros, o K-Ximbinho (1917-1980) e na sua interpretação pelo saxofonista José Araújo, o Zé Bodega (1923-2003), gravada no disco Saudades de Um Clarinete. A análise da partitura e da gravação é fundamentada por referenciais históricos e teóricos das práticas de performance do choro (ALMEIDA, 1999; SANTOS, 2001) e do jazz (GRIDLEY, 1987; HENRY, 1981). A influência mútua entre os elementos musicais identificados não impede que a obra seja reconhecida como choro, mas aponta para um fazer musical muito comum na música instrumental brasileira, observável tanto no nível da composição quanto da interpretação, que é o hibridismo de práticas populares sem que necessariamente um novo gênero musical seja criado. Este trabalho apresenta também a transcrição do solo de Zé Bodega em Catita e a partitura do choro Catita, a qual foi submetida a uma revisão harmônica.
Abstract: Study about the recognition of musical elements derived from jazz and choro in the music Catita of Sebastião de Barros, known as K-Ximbinho (1917-1980), and performed by the tenor saxophonist José Araújo, known as Zé Bodega (1923-2003), recorded in the album Saudades de Um Clarinete. The analysis of the leadsheet of the music and its recording were related to historical and theoretician references about the performance of choro (ALMEIDA, 1999; SANTOS, 2001) and jazz (GRIDLEY, 1987; HENRY, 1981). The mutual influence between the identified musical elements didnt prevent the work to be recognized as a choro, but indicates a very common musical practice in the field of instrumental Brazilian music, perceived in its composition and performance, witch is the mixing between distinct ways to produce popular music without necessarily creating a new musical gender. This work also presents a transcription of Zé Bodegas solo on Catita, and the leadsheet of Catita that had its harmony reviewed.
Assunto: Jazz (Música)
Choro (Musica)
Choro História e crítica Belo Horizonte
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YEN2D
Data do documento: 28-Abr-2005
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