Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMJ22
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Expedito Vianna: um flautista à frente de seu tempo
Autor(es): Fernando Pacifico Homem
primer Tutor: Mauricio Freire Garcia
primer miembro del tribunal : Lucas Robatto
Segundo miembro del tribunal: Margarida Maria Borghoff
Resumen: Expedito Vianna foi um flautista e professor com expressiva atuação em Belo Horizonte MG e Salvador BA entre as décadas de 60 a 80 do século passado. Através de um trabalho de pesquisa pioneiro no Brasil, propôs metodologias, até então, inéditas para o estudo da flauta transversal. Técnicas de utilização de fonemas, deslocamento rítmico e transposição não somente foram inéditas no Brasil em seu tempo, como também continuam a fornecer ainda hoje importantes ferramentas para seus ex-alunos em atividade profissional. Expedito Vianna esteve à frente de seu tempo e de seus colegas brasileiros de sua geração. Suas idéias continuam atuais. Ainda hoje diversos flautistas e professores ao redor do mundo vêm utilizando práticas pedagógicas e técnicas semelhantes. Abordamos as quatro principais propostas pedagógicas de Expedito Vianna: a alteração no timbre através da utilização das vogais, a aplicação dos estudos de sonoridade de Marcel Moyse no estudo de trechos difíceis do repertório, a solução de problemas técnicos através do reagrupamento de notas e o estudo de tonalidades baseado na transposição de melodias simples.Confrontamos o trabalho de Vianna com o de outros autores e flautistas da atualidade para comprovar sua validade e inserção no panorama atual do ensino da flauta. Vianna nunca se preocupou em ser aclamado como uma estrela no mundo dos flautistas. Suas idéias se disseminaram porque constituem instrumentos didáticos eficazes. Vários de seus ex-alunos hoje ocupam importantes posições profissionais em várias partes do Brasil. Esta é, sem dúvida, a maior prova da eficácia de suas idéias.
Abstract: Expedito Vianna was an extremely active and influential flutist and teacher in Belo Horizonte, MG (Brazil) and Salvador, BA (Brazil) from the 1960's to the 1980's. Through pioneer research, he proposed methodologies for the study of the flute, that were before their time in Brazil. Some of his techniques, such as the use of phonemas, rhythmic dislocation, and transposition, once considered innovative, still serve as important tools for his former students in their professional lives today. Expedito Vianna was not only ahead of the Brazilian flutists of his generation, but his ideas were so ahead of his time that even today they remain current. Many flutists and teachers around the worfd today utilize similar techniques and pedagogic practices. Four of Vianna's main pedagogic techniques will be discussed in this study: altering sound quality through the use of vowels, solving difficult excerpts from the flute repertoire by re-grouping notes, the application of Marcel Moyse's sonority exercises for difficult flute passages, and tonal studies based on transposing melodies. Vianna's work will be compared with that of other present-day flutists and authors to show its validity within the broader spectrum of modem flute teaching. Vianna never concerned himself with seeking musical acclaim or stardom in the flute world. His ideas spread simply because they constitute effective educational tools. Several of his former students occupy important professional positions throughout Brazil today, which is the greatest proof of the effectiveness of his ideas.
Asunto: Música para flauta Instrução e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMJ22
Fecha del documento: 30-may-2005
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
agradecimentos.pdf7.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
sumario.pdf8.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
fernando_pacifico_homem___artigo4___pg._2005.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.