Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPH5G
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Canção e Dansa para contrabaixo e piano de Radamés Gnattali: aspectos históricos, estudo analítico e edição
Autor(es): Ricardo Pereira Rodrigues
primer Tutor: Fausto Borem de Oliveira
primer miembro del tribunal : Sonia Marta Rodrigues Raymundo
Segundo miembro del tribunal: Mauricio Alves Loureiro
Resumen: Análise e edição de um importante marco na literatura da música brasileira para o contrabaixo, Canção e Dansa de Radamés Gnattali, com base nos manuscritos autógrafos de 1934 e 1982 e na partitura publicada pela FUNARTE em 1985. Inclui aspectos históricos sobre o compositor e sua relação com contrabaixistas, a obra estudada e o contexto da literatura de repertório do contrabaixo em geral. Não obstante sua simplicidade formal ao nível das macro-estruturas, Canção e Dansa apresenta recursos composicionais sofisticados, derivados da música popular brasileira e do jazz, em procedimentos harmônicos, motívicos e rítmicos, observáveis na parte do piano e do contrabaixo. A análise formal e estilística da obra consubstanciou as sugestões de arcadas e dedilhados incluídas na edição. Inclui um CD com uma gravação não comercial de Canção e Dansa e entrevistas com os contrabaixistas Sandrino Santoro e Renato Sbragia.
Abstract: Abstract: Analysis and edition of Canção e Dansa by RadamésGnattali, an important landmark of the Brazilian repertory for the doublebass, through the study of the autographed manuscripts of 1934 and 1982 and also the score published by the now extinct Brazilian cultural agency FUNARTE. It icludes historical aspects of the composer and his relationship with doublebassists, the work in question and the double bass literature in general. In spite of the formal simplicity of the works, Canção e Dansa presents some sophisticated procedures, derived from Brazilan popular music and jazz, which can be observed in harmony, motives and rhythm. The analysis helped the suggestion of bowings and fingerings included in the edition. It also includes a non commercial recording with the work and interviews with Brazilian double bassists Sandrino Santoro e Renato Sbragia.
Asunto: Musica para contrabaixo
Compositores Brasileiros
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPH5G
Fecha del documento: 16-dic-2003
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
abstract.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.