Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
Autor(es): Ingrid Hollerbach
primer Tutor: Maria Cecilia Cavalieri Franca
primer miembro del tribunal : Maria Izabel Montandon
Segundo miembro del tribunal: Margarida Maria Borghoff
Resumen: O presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (1979), que defende a abordagem integrada das modalidades do fazer musical. Os resultados da investigação mostram que os professores têm enfatizado as modalidades Composição C e Performance P bem como a atividade Habilidades Técnicas (S). No entanto, a modalidade Apreciação A e a atividade Estudos de Literatura (L) são pouco exploradas na aula. Os métodos de piano têm sido utilizados para a iniciação ao piano com certa parcimônia e o repertório escolhido, considerando-se o nível técnico do aluno, normalmente permite maior liberdade para modificação e transformação onde se percebe interseção entre Composição e Performance.
Abstract: This work investigates piano teachers objectives, strategies, contents and repertoire for young beginners piano students, taking into account that teaching piano is established on general music education, not only on specialist approach. From this point of view, the Model C(L)A(S)P by SWANWICK (1979) was the framework used to analyze the data collected, once it is an integrated approach of the central modes of music making. The results of the investigation point that teachers have been working hardly the modes Composition C and Performance P as well as the activity Skill Acquisition (S). The mode Audition A and the activity Literature Studies (L) nevertheless have been less explored at classes. The piano methods have been used in classes but up to some limits. And the selected repertoire, considering the technical skills accomplished by the learner, usually allows freedom for introducting variations where we can see intersection between Composition and Performance.
Asunto: Piano Instrução e ensino
Educação musical criança
Swanwick, Keith
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMM
Fecha del documento: 28-nov-2003
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf316.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.