Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZVH8K
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ma Mère LOye: os des (limites) da interpretação
Autor(es): Debora Batista Baiao
Primeiro Orientador: Rosangela Pereira de Tugny
Primeiro membro da banca : Andre Cavazotti e Silva
Segundo membro da banca: Sandra Loureiro de Freitas Reis
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre interpretação e tem como foco Ma Mère LOye, obra do compositor francês Maurice Ravel, através da qual se buscará uma interlocução com elementos aparentemente extramusicais, tratando do universo artístico-cultural da época e das idéias defendidas pelos poetas simbolistas. Seguindo este intento, três tópicos se colocam como fundamentais para essa abordagem de Ma Mère LOye: o entendimento da concepção da arte baseada numa linguagem sugestiva, espiritual, repleta de efeitos musicais e elaborada a partir de um planejamento meticuloso; o estudo e a significação dogênero literário contos de fadas nesse cenário e; por último, a análise dessa obra de Ravel não apenas focando os elementos referentes à sua construção musical, mas, observando-os por um enfoque literário e imaginativo, conjugado a idéias expressas em textos específicos de Charles Baudelaire e Edgar Allan Poe.
Abstract: This work presents a study on what is Interpretation and focuses on MaMère LOye, piece by the French composer Maurice Ravel, through which there will be a search for an interlocution with apparently extramusical elements, discussing the artistic and cultural universe from that time as well as the symbolist poets ideas. So as to follow this purpose, three topics are considered essential to address Ma Mère LOye: the understanding of the concept of art based on a language which is suggestive, spiritual, filled with musical effects and which is elaboratedafter meticulous planning; the study and signification of fairy tales as a literary style in this scenery and; at last, the analysis of Ravels piece not only focusing on elements related to its musical building, but, also observing it trough an imaginative and literary view, combined with ideas expressed in specific texts by Charles Baudelaire and Edgar Allan Poe.
Assunto: Piano Instrução e ensino
Simbolismo (Arte)
Performance musical Piano
Educação musical
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZVH8K
Data do documento: 28-Mar-2005
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