Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-89YGJF
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mauricio Freire Garciapt_BR
dc.contributor.referee1Maurilio Nunes Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Fausto Borem de Oliveirapt_BR
dc.creatorShari Simpson de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:10:55Z-
dc.date.available2019-08-13T03:10:55Z-
dc.date.issued2010-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-89YGJF-
dc.description.abstractDuring the XX and XXI centuries, new technologies were developed to substitute the traditional cork that seals the transversal flute tube. The manufacturers of these new designs of tube sealing relate the use of their technologies to many improvements on the flute sound, although scientific research hasnt been done on this issue. The purpose of this research was to test the perception of 23 flute players between the traditional cork and a design of sealing made of nylon (named stopper), made in São Paulo by luthier Luiz Carlos Tudrey. In order to verify the flute players opinion, tests were made, in wich the 23 musicians played in two distinct flute headjoints (one of them had the cork inside and the other, the stopper), without knowing witch kind of sealing was being tested. Each flute player performed five musical excerpts and responded to a questionnaire with 22 questions, referring to the musical excerpts played. The tests were performed and recorded on the recording studio of the Minas Gerais Federal University School of Music. The results show that in 84% of the questions answered, the flute players felt difference between the cork and the stopper. Despite this high rate of differences perception, the preference for stopper was only 4% higher than the preference for cork. In addition to this global analysis, specific graphics and percentage calculations were made, related to each musical excerpt and question answered. Spectral analyses were made using the audio recorded during the tests, to verify if there were differences on the spectra between cork and stopper. It was not possible to set a pattern of harmonic occurrence and intensity for cork or stopper, and the differences observed on the spectrograms were more significant between the flute players than between cork and stopper.pt_BR
dc.description.resumoNos séculos XX e XXI, surgiram novas tecnologias de vedação do tubo da flauta transversal, com o objetivo de substituir a tradicional rolha de cortiça. Os fabricantes dos modelos de vedação diferenciados associam diversas mudanças positivas, na sonoridade do instrumento, ao uso dos novos modelos de vedação, apesar de não existirem pesquisas científicas comprovando essas impressões. Essa pesquisa buscou verificar a percepção de 23 flautistas em relação à rolha de cortiça, comparando-a com um modelo de vedação feito de nylon (chamado de stopper), fabricado em São Paulo, pelo luthier Luiz Carlos Tudrey. Para verificar a opinião dos flautistas, foram feitos testes em que os 23 músicos envolvidos experimentaram dois bocais distintos (um deles com a rolha inserida; o outro com o stopper), sem saberem qual dos dois tipos de vedação estava sendo testado. Cada flautista executou cinco trechos musicais, e respondeu a um questionário com 22 perguntas referentes aos trechos tocados. Os testes foram realizados e gravados no estúdio da Escola de Música da UFMG. Os resultados dos testes mostraram que, em 84% das perguntas realizadas, os flautistas perceberam diferença entre o stopper e a rolha. Apesar desse alto índice de percepção de diferenças, a preferência pelo uso do stopper foi apenas 4% maior do que a preferência pela rolha. Além dessa análise geral dos dados, foram feitos gráficos e cálculos de porcentagem específicos, referentes a cada um dos trechos musicais e a cada resposta obtida por meio dos questionários. O áudio gravado durantes os testes foi utilizado para a realização de espectrogramas, com o objetivo de verificar se havia diferença no espectro sonoro, tanto da rolha, quanto do stopper. Constatou-se, no entanto, que não é possível definir um padrão de ocorrência e intensidade de harmônicos da rolha ou do stopper, e que as diferenças observadas nos espectrogramas são mais significativas de flautista para flautista, do que de rolha para stopper.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicapt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherMusica Performancept_BR
dc.subject.otherMusica Analise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.otherFlauta doce Instrução e ensinopt_BR
dc.titleA influência da rolha de cortiça e do stopper de nylon na qualidade sonora da flauta transversal: a percepção de um grupo de flautistaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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