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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A influência da rolha de cortiça e do stopper de nylon na qualidade sonora da flauta transversal: a percepção de um grupo de flautistas
Autor(es): Shari Simpson de Almeida
primer Tutor: Mauricio Freire Garcia
primer miembro del tribunal : Maurilio Nunes Vieira
Segundo miembro del tribunal: Fausto Borem de Oliveira
Resumen: Nos séculos XX e XXI, surgiram novas tecnologias de vedação do tubo da flauta transversal, com o objetivo de substituir a tradicional rolha de cortiça. Os fabricantes dos modelos de vedação diferenciados associam diversas mudanças positivas, na sonoridade do instrumento, ao uso dos novos modelos de vedação, apesar de não existirem pesquisas científicas comprovando essas impressões. Essa pesquisa buscou verificar a percepção de 23 flautistas em relação à rolha de cortiça, comparando-a com um modelo de vedação feito de nylon (chamado de stopper), fabricado em São Paulo, pelo luthier Luiz Carlos Tudrey. Para verificar a opinião dos flautistas, foram feitos testes em que os 23 músicos envolvidos experimentaram dois bocais distintos (um deles com a rolha inserida; o outro com o stopper), sem saberem qual dos dois tipos de vedação estava sendo testado. Cada flautista executou cinco trechos musicais, e respondeu a um questionário com 22 perguntas referentes aos trechos tocados. Os testes foram realizados e gravados no estúdio da Escola de Música da UFMG. Os resultados dos testes mostraram que, em 84% das perguntas realizadas, os flautistas perceberam diferença entre o stopper e a rolha. Apesar desse alto índice de percepção de diferenças, a preferência pelo uso do stopper foi apenas 4% maior do que a preferência pela rolha. Além dessa análise geral dos dados, foram feitos gráficos e cálculos de porcentagem específicos, referentes a cada um dos trechos musicais e a cada resposta obtida por meio dos questionários. O áudio gravado durantes os testes foi utilizado para a realização de espectrogramas, com o objetivo de verificar se havia diferença no espectro sonoro, tanto da rolha, quanto do stopper. Constatou-se, no entanto, que não é possível definir um padrão de ocorrência e intensidade de harmônicos da rolha ou do stopper, e que as diferenças observadas nos espectrogramas são mais significativas de flautista para flautista, do que de rolha para stopper.
Abstract: During the XX and XXI centuries, new technologies were developed to substitute the traditional cork that seals the transversal flute tube. The manufacturers of these new designs of tube sealing relate the use of their technologies to many improvements on the flute sound, although scientific research hasnt been done on this issue. The purpose of this research was to test the perception of 23 flute players between the traditional cork and a design of sealing made of nylon (named stopper), made in São Paulo by luthier Luiz Carlos Tudrey. In order to verify the flute players opinion, tests were made, in wich the 23 musicians played in two distinct flute headjoints (one of them had the cork inside and the other, the stopper), without knowing witch kind of sealing was being tested. Each flute player performed five musical excerpts and responded to a questionnaire with 22 questions, referring to the musical excerpts played. The tests were performed and recorded on the recording studio of the Minas Gerais Federal University School of Music. The results show that in 84% of the questions answered, the flute players felt difference between the cork and the stopper. Despite this high rate of differences perception, the preference for stopper was only 4% higher than the preference for cork. In addition to this global analysis, specific graphics and percentage calculations were made, related to each musical excerpt and question answered. Spectral analyses were made using the audio recorded during the tests, to verify if there were differences on the spectra between cork and stopper. It was not possible to set a pattern of harmonic occurrence and intensity for cork or stopper, and the differences observed on the spectrograms were more significant between the flute players than between cork and stopper.
Asunto: Musica
Musica Performance
Musica Analise, apreciação
Flauta doce Instrução e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-89YGJF
Fecha del documento: 31-ago-2010
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