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http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8PAGKN
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas |
Autor(es): | Marilena Consuelo Horta de Melo Popoff |
Primeiro Orientador: | Heloisa Faria Braga Feichas |
Primeiro membro da banca : | Marcos Vinício Cunha Nogueira |
Segundo membro da banca: | Walenia Marilia Silva |
Resumo: | Esta dissertação aborda a implementação do Projeto TIM Música nas Escolas, em duas escolas públicas do Barreiro Escola Estadual Padre João Botelho e Francisco Bicalho , em Belo Horizonte MG, e o impacto que causou, com a formação da Orquestra Brasileira de Minas Gerais, para o desenvolvimento deste projeto. Os pressupostos teóricos da Cultura de Paz da UNESCO norteou o projeto e serviu de orientação de toda tomada de decisão, dentro do contexto da atividade pedagógico-musical, da mais simples à mais complexa. Os quatro pilares da educação contemporânea do Relatório Delors aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer constituem os eixos e caminhos deste trabalho. A abordagem da pesquisa qualitativa permitiu a produção de dados descritivos e a opção por utilizar a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, sempre com o interesse de pensar a Música como disciplina importante no curriculum escolar de crianças e adolescentes. |
Abstract: | This dissertation addresses the implementation of the TIM Music Project in the Schools. There are two public schools concerned, the State Public School Father John Botelho and Francisco Bicalho, both in the district of Barreiro, in Belo Horizonte, MG. The development of this dissertation is based in the social impact caused by this project with the formation of its Brazilian Orchestra of Minas Gerais.The social impact caused by this project through the formation of its Brazilian Orchestra of Minas Gerais is the base of the development of this dissertation. The theoretical of the 'Culture of Peace UNESCO' guided the project as a guideline for all decision-making within the context of educational and musical activity, from the simplest to the most complex. The four pillars of contemporary education the Delors Report "learn to be", "learning to do," "learn to live together" and "learning to know" are the axes of this work. The qualitative research approach enabled the production of descriptive data and the option to use the semi-structured interviews as the main instrument for data collection, always with the interest of thinking about music as important discipline in the school curriculum for children and adolescents. |
Assunto: | Projeto TIM Música nas Escolas Musica Educação musical |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8PAGKN |
Data do documento: | 26-Set-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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