Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8PPNFM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Análise das variações do vibrato de cantoras líricas em duas cadências musicais de caráter alegre e triste
Autor(es): Priscila Oliveira Faria
Primeiro Orientador: Mauricio Freire Garcia
Primeiro membro da banca : Maurilio Nunes Vieira
Segundo membro da banca: Hani Camille Yehia
Terceiro membro da banca: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Resumo: Este trabalho descreveu possíveis padrões de vibrato atribuíveis aos caráteres triste e alegre, utilizando a análise espectral e o algoritmo de análise do espectro do tremor e vibrato na voz humana desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Física da UFMG, vislumbrando o reconhecimento da análise espectral como ferramenta que possibilite a diferenciação dos caráteres emotivos envolvidos na performance do cantor lírico. O método utilizado foi gravação da voz cantada de 10 cantoras líricas, executando duas cadências: uma de caráter triste e outra de caráter alegre. Cada cadência foi executada sobre a vogal [a] numa interjeição, apresentando um ataque na nota (Fá 4) com duração de 4 segundos, após a qual a cantora executou um movimento descendente e finalizou. Os dados foram analisados no software GRAM 5.7 e no algoritmo de análise do tremor e vibrato, contemplando as variáveis: taxa; profundidade; regularidade e forma de onda, a fim de verificar as tendências gerais em cada caráter estudado. Concluiu-se que o vibrato de caráter alegre e triste apresentam valores de taxa e profundidade aceitáveis conforme a literatura cujo valor da taxa no caráter alegre não foi maior em relação ao caráter triste conforme era esperado. A regularidade foi prevalente na maioria das cantoras estudadas. Quanto à forma de onda, o aspecto senoidal predominou em ambos os caráteres estudados e três das cantoras estudadas, apresentaram irregularidades na execução do vibrato de caráter triste. Em relação ao ataque e à terminação do vibrato de caráter alegre, encontramos que 60% (6) das cantoras tiveram a curva do vibrato com ataque e terminação de forma ascendente em sua performance e no caráter triste a curva se inicia e termina de forma descendente em 40% (4) das participantes do estudo. A tendência geral que diferencia um caráter do outro consiste no fato de o ataque do vibrato no caráter alegre ocorrer de forma ascendente e no caráter triste de forma descendente.
Abstract: This paper presents a description of possible patterns of vibrato applied to the characters sad and happy. Using spectral analysis and an algorithm of spectral analysis of tremor and vibrato of the human voice developed in the Graduate Program in Electrical Engineering and Physical of UFMG, it aims the recognition of spectral analysis as a tool that enables differentiation of emotional characters involved in the performance of opera singers. Themethodology included the recording of 10 opera singers, performing two cadenzas, one of sad character and the other of happy character. Each cadenza was performed on the vowel [a] with an interjection, featuring an attack on the note (F4) with a duration of 4 seconds, after which the singer went down and closed it. The data were analyzed with the GRAM 5.7 software and algorithm analysis of tremor and vibrato, considering the variables: rate, extent, regularity and waveform in order to verify the general trends in each studied character. The conclusion was that the vibrato for the characters happy and sad present values of rate and extent acceptable according to the literature. The value of the rate for the character happy was not the greater than that for the character sad as expected. The regularity was prevalent in most singers studied. As for the waveform, the sinusoidal aspect predominated in both characters studied and three of the studied singers presented irregularities in the implementation of vibrato for the character sad. Concerning the attack and the termination of vibrato for the character happy, 60% (6) of the singers had a curve of the vibrato with an attack and a termination with an ascending form in performance, whereas, for the character sad, the curve begins and ends with a descending form for 40% (4) of the participants of the study. The general trends that distinguish one character from the other in this study is that the vibrato attack occurs for the character happy with an ascending form and descending form for the character sad.
Assunto: Análise espectral
Canto
Musica
Vibrato (Musica)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8PPNFM
Data do documento: 29-Ago-2011
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