Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YCNMW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Um olhar interpretativo para as canções de Arthur Bosmans
Autor(es): Ligia Ishitani Silva
Primeiro Orientador: Monica Pedrosa de Padua
Primeiro membro da banca : Sergio Antônio Canedo
Segundo membro da banca: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Terceiro membro da banca: Oiliam Jose Lanna
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre a obra para canto de Arthur Bosmans, compositor nascido na Bélgica, em 1908. Bosmans naturalizou-se brasileiro e viveu em Belo Horizonte, exercendo, especialmente na capital mineira, notável atuação como regente, compositor e professor. Apesar da existência de estudos recentes sobre Arthur Bosmans, é inexistente uma bibliografia que aborde especificamente o seu repertório para canto. Diante dessa lacuna, elaborei um Catálogo de Canções, disponível ao fim desta dissertação. Dentre as canções, escolhi três a fim de analisá-las interpretativamente. As eleitas foram Sérénade e Lebens-Leitmotiv (1934-35), e também Meu Nordeste (1979), escritas em momentos cronologicamente opostos na vida do compositor. Foi realizada uma análise das canções buscando as relações entre o poema e a música. Precedendo as análises, foi dedicado um capítulo à reflexão sobre o tema interpretação, envolvendo, além de seu conceito, as razões pelas quais se diferencia de um indivíduo para outro.
Abstract: This dissertation presents a study of the vocal music by composer Arthur Bosmans, born in Belgium in 1908. Bosmans was naturalized Brazilian and lived in Belo Horizonte, exercising, especially in this city, an outstanding performance as a conductor, composer and teacher. Despite the recent studies on Arthur Bosmans, there is a lack of a bibliography that specifically discusses his works for singers. Thus, I elaborate a catalog of his songs, available at the end of this dissertation. Among the songs, three were chosen to be analyzed, concerning interpretation. They are Sérénade and Lebens-Leitmotiv (1934-35), and also Meu Nordeste (1979), written in chronologically opposite moments in the composer's life. An analysis of the songs seeking relations between the poem and the music was accomplished. Preceding them, a chapter was devoted to a reflection about interpretation, involving not only its concept, but also the reasons why it differs from one person to another.
Assunto: Bosmans, Arthur, 1908-1991
Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YCNMW
Data do documento: 17-Ago-2012
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