Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ZJJ26
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Entre estudos e polcas: a propósito do idiomatismo pianístico de Bohuslav Martinu (1890-1959) |
Autor(es): | Izabela da Cunha Pavan Alvim |
Primeiro Orientador: | Ana Claudia de Assis |
Primeiro membro da banca : | Maria Bernardete Castelan Póvoas |
Segundo membro da banca: | Patricia Furst Santiago |
Resumo: | Os Estudos e Polcas [H.308], álbum de dezesseis peças para piano solo, foram compostos em 1945 pelo compositor tcheco Bohuslav Martinù (1890-1959). Concluída nos Estados Unidos, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, esta obra faz parte da fase de grande maturidade do compositor e sintetiza, em sua escrita, as principais técnicas composicionais desenvolvidas por Martinù. Esta dissertação investiga o idiomatismo pianístico nos Estudos e Polcas bem como sua relação com a performance. Para isso, no primeiro capítulo, partimos da biografia do compositor visando compreender sua relação com o piano e os principais elementos de sua linguagem musical. No segundo capítulo, após uma discussão a respeito do termo idiomatismo musical, apresentamos alguns princípios norteadores para a interpretação de sete peças selecionadas do álbum. |
Abstract: | The collection of sixteen pieces for piano titled Etudes and Polkas [H.308], by Czech composer Bohuslav Martinù (1890-1959) were composed in 1945, in the United States, shortly after the end of World War II. This work belongs to the mature phase of Martinù, and its writing summarizes his language and compositional techniques. This dissertation researches the idiomatic piano writing in these pieces and its relationship to performance practice. In the first chapter we depart from the biography of the composer in order to understand his relationship with the piano and the main elements of his musical language. In the second chapter, after a discussion about the terms idiomatic musical writing and étude, we research the relationship between the composer and the interpreters of his work. This dissertation ends with the analysis of seven selected pieces from this collection. |
Assunto: | Musica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ZJJ26 |
Data do documento: | 6-Set-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alvim___entre_estudos_e_polcas___a_prop_sito_do_idiomatismo_pian_stico_de__martinu_pdf_final.pdf | 7.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.