Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3FHU6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica
Autor(es): Leonardo Lopes
primer Tutor: Fausto Borem de Oliveira
primer miembro del tribunal : Maicon Rodrigues Albuquerque
Segundo miembro del tribunal: Valdir Claudino
Tercer miembro del tribunal: Guilherme Menezes Lage
Resumen: Atingir um alto grau de proficiência na performance de um instrumento musical exige o aprendizado de habilidades motoras que busca, através da prática, a melhora permanente do desempenho. A eficiência desse processo pode ser comprometida pela falta de fundamentação científica observada em tradicionais métodos de ensino. Fora das amarras da tradição, o diálogo interdisciplinar entre a Cinesiologia e a Performance Musical pode apresentar um grande potencial para tratar diferentes questões ainda não devidamente investigadas na literatura desse instrumento. Dessa forma, as ações articulares e grupos musculares dos conjuntos esquerdo e direito dos membros superiores do contrabaixista são avaliadas quanto à amplitude, velocidade e direção dos movimentos, assim como as etapas sequenciais de sua realização. As descrições e as análises foram realizadas a partir da observação de um registro audiovisual da performance de um contrabaixista de nível avançado (com mais de 10 anos de prática), executando padrões de movimentos previamente selecionados. Dessa forma, espera-se que o conhecimento e a aplicação de princípios cinesiológicos na performance do contrabaixo possam contribuir para que o indivíduo aprenda com maior eficiência os movimentos corporais, potencializando o processo de aprendizagem técnico-musical.
Abstract: Achieving a high degree of proficiency in the performance of a musical instrument requires learning motor skills that aims at, through practice, permanent improvement. This process can be less efficient due to the lack of scientific basis observed in traditional teaching methods. Outside the realm of tradition, the interdisciplinary dialogue between the Kinesiology and Music Performance may have great potential to address different issues not yet properly investigated in the literature of the double bass. Thus, joint actions and muscle groups of the left and right upper limbs of the double bassist are evaluated for amplitude, speed and direction of movements, as well as the sequential steps taking place in their realization. The descriptions and analyzes were carried out departing from observation of audiovisual recordings of the performance of an advanced double bass player (with over 10 years of practice), executing previously selected movement patterns. Thus, the knowledge and application of kinesiology principles in double bass performance may help students and professionals learn body movements more efficiently, improving the musical and technical learning process.
Asunto: Cinesiologia  
Performance musical
Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3FHU6
Fecha del documento: 25-jun-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o___leonardo_lopes.pdf3.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.