Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3J
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O dialogismo na obra Romancero Gitano op. 152 de Mario Castelnuovo-Tedesco
Autor(es): Luiz Braz Franceschini Junior
Primeiro Orientador: Oiliam Jose Lanna
Primeiro membro da banca : Cecilia Nazare de Lima
Segundo membro da banca: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Resumo: O objetivo central desse trabalho é aproximar o viés dialógico enunciado pelo pensador russo Mikhail Bakhtin das obras do compositor ítalo-americano Mario Castelnuovo-Tedesco. Nesse sentido, conceituei genericamente o dialogismo apontando, em seguida, diversos exemplos na música erudita e na música popular brasileira. Escolhi como corpus da pesquisa o ciclo para coro e violão Romancero gitano op. 152 baseado em poemas do livro Poema del cante jondo do artista espanhol Federico Garcia Lorca. O livro de Lorca resultou de uma pesquisa sobre cantos folclóricos andaluzes realizadas juntamente com o compositor Manuel de Falla. Depois de analisar diversas obras de Castelnuovo-Tedesco, além da leitura de biografias, excertos de uma autobiografia e artigos de próprio punho do compositor, conclui que o opus de Tedesco é genuinamente imbuído do dialogismo. Procedi, em seguida, a uma verificação de afinidade entre os escritos de Lorca, do compositor Manuel de Falla e do seu mentor Felipe Pedrell, além dos escritos do compositor florentino e, em conjunto com uma análise musical, demonstro que o ciclo tedesciano promove uma contundente homenagem à música e cultura espanholas.
Abstract: The main objective of this work is to approximate the dialogical bias statement by Russian thinker Mikhail Bakhtin of the works of the Italian-American composer Mario Castelnuovo-Tedesco. In this sense, I generally conceptualized dialogism pointing, then, several examples in classical music and Brazilian popular music. Chosen as the corpus of the research the cycle for choir and guitar Romancero gitano op. 152 based on poems Poema del cante jondo book by Spanish artist Federico Garcia Lorca. The book of Lorca resulted of a research on Andalusian folk songs performed with the composer Manuel de Falla. After reviewing several works by Castelnuovo-Tedesco, besides reading biographies, excerpts from an autobiography and articles handle the composer himself, concluded that the Tedesco opus is genuinely imbued with the dialogism. I proceeded then to verification of affinity between the writings of Lorca, the composer Manuel de Falla and his mentor Felipe Pedrell, besides the writings of the Florentine composer and together with a musical analysis, I show that the tedesciano cycle promotes a resounding tribute to the music and Spanish culture.
Assunto: Musica Analise, apreciação
Musica
Musica Espanha  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A6UL3J
Data do documento: 29-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacaoromancerogitano.pdf10.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.