Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A8ZH3K
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: E tem choro no Maranhão? Subsídios históricos e musicológicos para um processo de formação do choro no Maranhão entre o final do séc. XIX e meados do séc. XX.
Autor(es): Raimundo João Matos Costa Neto
primer Tutor: Rosangela Pereira de Tugny
primer miembro del tribunal : Luiz Henrique Assis Garcia
Segundo miembro del tribunal: Eduardo Pires Rosse
Resumen: Esta dissertação propõe a discussão sobre um processo de formação do choro no Maranhão entre o final do séc. XIX e meados do século XX. Nos textos que tratam sobre a história da música popular brasileira são poucas as referências sobre a música produzida nesse Estado. No entanto, podemos conferir nesse trabalho que algumas práticas musicais relativas principalmente às influências europeias tiveram início ainda no período de fundação da capital São Luís, em 1612. De acordo com a revisão bibliográfica em trabalhos que apresentam discursos fundadores da história do choro, esse gênero teria uma origem absoluta no Rio de Janeiro do final do séc. XIX, tendo como matrizes a música vinda com as danças de origem europeia, como a valsa, a polca, a mazurca e o schottisch, e um jeito abrasileirado de tocar essas músicas. Com base em informações contidas em textos históricos sobre a música no Maranhão, em obras literárias e na análise de partituras de obras referentes a esse período encontradas no Acervo João Mohana, o autor compara os cenários maranhense e carioca dessa época com o intuito de evidenciar características análogas que nos permitiram iluminar um processo de formação do choro também no Maranhão. A edição de 14 (quatorze) obras inéditas referentes ao repertório do choro contribuiu para a preservação da memória musical desse estado e trouxe à tona peças e músicos/compositores maranhenses desconhecidos.
Abstract: This thesis proposes a discussion about one formation process of choro music in the state of Maranhão (Brazil) at the end of the 19th and the beginning of the 20th century. In the historic bibliography about the popular Brazilian music there is only a modicum of references about the music produced in the state. This paper shows that some of the musical activities, specially the ones influenced by European music, had their beginnings during the founding of the capital, São Luís, in 1612. According to the literature that deals with the inception of the choro music, this genre had its only origin traced back entirely to the city of Rio de Janeiro at the end of the 19th century. These works had their onset in the music that came from Europe, like waltz, polka, mazurka, schottische and a Brazilian twist to these music styles. Based on information extracted from texts about the history of music in Maranhão, in diverse literary works and the analysis of musical sheet found in the João Mohana Archives, the author compares the scenarios from Rio de Janeiro and Maranhão from this period. The author does this to identify analog characteristics in order to prove that the choro genre in Maranhão had parallel origins with that of Rio de Janeiro. The editing of 14 (fourteen) unpublished works from the choro repertory helped to preserve the historical musical heritage of this state and brought to light previously undiscovered musical pieces, musicians and composers.
Asunto: Choro (Musica) 
Música popular brasileira  
Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A8ZH3K
Fecha del documento: 1-oct-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_final_2015_impress_o.pdf6.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.