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http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ADAH2H
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Edson Queiroz de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fredi Vieira Gerling | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carlos Aleixo dos Reis | pt_BR |
dc.creator | Paula Cordeiro Franco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T16:28:22Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T16:28:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-05 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ADAH2H | - |
dc.description.abstract | The violinist, composer, conductor and pedagogue George Marinuzzi was an important personality at Minas Gerais artistic scene in the 20th Century. In his career, stood out his role as the first violin professor at the Minas Gerais Music Conservatory, which later became the Federal University of Minas Gerais School of Music. As a composer, we highlight the Six Pieces for Beginners, focus of this research. Through the analysis of violin technique elements and pedagogical goals inherent to Marinuzzis pieces and to the pieces from the first and second volumes of the Suzuki Method, we made a comparative analysis between both repertoires. From this analysis, we elaborated a proposal for the use of the Six Pieces for Beginners as supplementary material to the Suzukis repertoire. Beyond the technical-pedagogical results of this work, we also present a gathering of George Marinuzzis biographic data, based on an extensive explorative research at his family archives. This way, we believe we are contributing to the rescue of the memory and work of this Minas Gerais musician. | pt_BR |
dc.description.resumo | O violinista, compositor, maestro e pedagogo George Marinuzzi foi uma importante personalidade no cenário artístico mineiro do século XX. Em sua carreira, destaca-se a atuação como primeiro catedrático de violino do Conservatório Mineiro de Música, que mais tarde veio a se tornar a Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Como compositor, destacamos as Seis Peças para Principiantes, objeto de estudo desta pesquisa. Através da análise de elementos técnico-violinísticos e dos objetivos pedagógicos presentes nas peças de Marinuzzi e nos dois primeiros volumes do repertório do método Suzuki, foi realizada uma análise comparativa entre ambos os repertórios, a partir da qual elaboramos uma proposta de utilização das Seis Peças para Principiantes como material suplementar ao repertório Suzuki. Além dos resultados técnico-pedagógicos deste trabalho, apresentamos também um compilado de dados biográficos de George Marinuzzi, baseado em vasta pesquisa exploratória e investigativa no acervo pessoal de sua família. Dessa forma, acreditamos contribuir para o resgate da memória e das obras deste músico mineiro. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conservatório Mineiro de Música | pt_BR |
dc.subject | Violinista Iniciante | pt_BR |
dc.subject | Semana de Arte Moderna de 1922 | pt_BR |
dc.subject | Peças para Iniciantes | pt_BR |
dc.subject | Biografia de Músicos Mineiros | pt_BR |
dc.subject.other | Marinuzzi, George | pt_BR |
dc.subject.other | Musica | pt_BR |
dc.subject.other | Metodo Suzuki | pt_BR |
dc.subject.other | Violino Instrução e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Musica Analise, apreciação | pt_BR |
dc.title | A coleção de Seis Peças para Principiantes, para violino e piano, de George Marinuzzi como material suplementar ao repertório do método Suzuki | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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