Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ALKGEQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Ana Claudia de Assispt_BR
dc.contributor.referee2Eduardo Flores Gianesellapt_BR
dc.creatorRubens José de Oliveira Júniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T02:06:48Z-
dc.date.available2019-08-14T02:06:48Z-
dc.date.issued2014-10-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-ALKGEQ-
dc.description.abstractThis dissertation studies the Eduardo Guimarães Álvaress pieces written exclusively for percussion instruments (Estudo I, Estudo II - A Falsa Rhumba, Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos, Taleas and Rhythmas II). Alvares had an extreme importance to brazilian contemporary music. Besides composing, working with players and bringing innovations in his writing for percussion, he also worked as a director at relevant festivals and cultural institutions. The composition's process of a musical piece goes beyond the decodification of the printed symbols on a score. Some decisions must be made to achieve a result that satisfies the performer, the composer and the audience. The goal of this research is to guide these decisions based on the composers aesthetics, acoustic features of the instruments, technical complications of the instruments, besides the scores symbols that includes harmonic, melodic and rhythmic structure, texture and voicing. As well historical, social and artistic (musical and non-musical) context of Eduardo Álvaress pieces. In order to achieve the most reliable result, it was collected all possible material about the composer: scores, newspaper, magazines, blogs, concert programs, CD notes, interviews with musicians that worked directly with him and conversations with the composer himself. Eduardo Guimarães Alvaress art is a universe and this research shows some of its faces.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata das peças exclusivamente para instrumentos de percussão de Eduardo Guimarães Álvares (Estudo I, Estudo II - A Falsa Rhumba, Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos, Taleas e Rhythmas II), compositor que teve extrema importância para a música contemporânea no Brasil. Além de compor, trabalhando diretamente com os intérpretes e trazendo inovações consideráveis em sua escrita para percussão, também atuou como diretor de festivais e instituições culturais. O processo de preparação de uma obra musical vai além da decodificação dos símbolos impressos na partitura. Algumas decisões devem ser tomadas para atingir um resultado que satisfaça o intérprete, o compositor e o público. O objetivo dessa pesquisa é guiar essas decisões com base na estética do compositor, nas características acústicas dos instrumentos, nos limites e facilidades na técnica de execução dos instrumentos, além dos símbolos da partitura que englobam a estrutura harmônica, melódica, rítmica, textura, equilíbrio entre as vozes, entre outras questões musicais, bem como o contexto social, histórico e artístico (musical e não musical) nos quais se insere a obra de Eduardo Guimarães Álvares. Para isso foi coletado todo o material possível sobre o compositor como partituras, matérias de jornais, revistas, blogs, programas de concerto, notas de CD e entrevista com músicos que trabalharam diretamente com o compositor, além de conversas com o próprio compositor. Essa pesquisa mostra algumas facetas do universo que é a arte de Eduardo Guimarães Álvares.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo IIpt_BR
dc.subjectMúsica teatralpt_BR
dc.subjectMúltipla percussãopt_BR
dc.subjectEstudo Ipt_BR
dc.subjectPercussãopt_BR
dc.subjectPratilheiros Catapimbásticospt_BR
dc.subjectA Falsa Rhumbapt_BR
dc.subjectVibrafonept_BR
dc.subjectTaleaspt_BR
dc.subjectMúsica contemporâneapt_BR
dc.subjectEduardo Guimarães Álvarespt_BR
dc.subjectPocemapt_BR
dc.subjectMarimbapt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subject.otherMusica contemporanea Brasilpt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherMúsica para percussãopt_BR
dc.titleA música de Eduardo Guimarães Álvares para percussão: Estudo I, Estudo II (A Falsa Rhumba), Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos e Taleaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_rubens.pdf7.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.