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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A música de Eduardo Guimarães Álvares para percussão: Estudo I, Estudo II (A Falsa Rhumba), Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos e Taleas
Authors: Rubens José de Oliveira Júnior
First Advisor: Fernando de Oliveira Rocha
First Referee: Ana Claudia de Assis
Second Referee: Eduardo Flores Gianesella
Abstract: Esta dissertação trata das peças exclusivamente para instrumentos de percussão de Eduardo Guimarães Álvares (Estudo I, Estudo II - A Falsa Rhumba, Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos, Taleas e Rhythmas II), compositor que teve extrema importância para a música contemporânea no Brasil. Além de compor, trabalhando diretamente com os intérpretes e trazendo inovações consideráveis em sua escrita para percussão, também atuou como diretor de festivais e instituições culturais. O processo de preparação de uma obra musical vai além da decodificação dos símbolos impressos na partitura. Algumas decisões devem ser tomadas para atingir um resultado que satisfaça o intérprete, o compositor e o público. O objetivo dessa pesquisa é guiar essas decisões com base na estética do compositor, nas características acústicas dos instrumentos, nos limites e facilidades na técnica de execução dos instrumentos, além dos símbolos da partitura que englobam a estrutura harmônica, melódica, rítmica, textura, equilíbrio entre as vozes, entre outras questões musicais, bem como o contexto social, histórico e artístico (musical e não musical) nos quais se insere a obra de Eduardo Guimarães Álvares. Para isso foi coletado todo o material possível sobre o compositor como partituras, matérias de jornais, revistas, blogs, programas de concerto, notas de CD e entrevista com músicos que trabalharam diretamente com o compositor, além de conversas com o próprio compositor. Essa pesquisa mostra algumas facetas do universo que é a arte de Eduardo Guimarães Álvares.
Abstract: This dissertation studies the Eduardo Guimarães Álvaress pieces written exclusively for percussion instruments (Estudo I, Estudo II - A Falsa Rhumba, Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos, Taleas and Rhythmas II). Alvares had an extreme importance to brazilian contemporary music. Besides composing, working with players and bringing innovations in his writing for percussion, he also worked as a director at relevant festivals and cultural institutions. The composition's process of a musical piece goes beyond the decodification of the printed symbols on a score. Some decisions must be made to achieve a result that satisfies the performer, the composer and the audience. The goal of this research is to guide these decisions based on the composers aesthetics, acoustic features of the instruments, technical complications of the instruments, besides the scores symbols that includes harmonic, melodic and rhythmic structure, texture and voicing. As well historical, social and artistic (musical and non-musical) context of Eduardo Álvaress pieces. In order to achieve the most reliable result, it was collected all possible material about the composer: scores, newspaper, magazines, blogs, concert programs, CD notes, interviews with musicians that worked directly with him and conversations with the composer himself. Eduardo Guimarães Alvaress art is a universe and this research shows some of its faces.
Subject: Musica contemporanea Brasil
Musica
Música para percussão
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ALKGEQ
Issue Date: 20-Oct-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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