Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-APGFHS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mauricio Alves Loureiropt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcelo Mortensen Wanderleypt_BR
dc.contributor.referee1Carolina Brum Medeirospt_BR
dc.contributor.referee2Felipe de Oliveira Amorimpt_BR
dc.contributor.referee3Sergio Freire Garciapt_BR
dc.contributor.referee4Mauricio Freire Garciapt_BR
dc.contributor.referee5Euler da Cunha Francisco Teixeirapt_BR
dc.creatorThais Fernandes Rodrigues dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:51:09Z-
dc.date.available2019-08-10T17:51:09Z-
dc.date.issued2017-06-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-APGFHS-
dc.description.abstractThe process through which musical communication occurs varies broadly. Empirical researchers have shown evidence that performers consciously manipulate different acoustical parameters,with the goal of expressing their ideas to the audience and other musicians. The physical gestures produced by players during their performance are other aspects that have been observed by a broad group of researchers. Although body movements are essential to the sound production of the instrument, gestures, in many cases, are closely related to the musicians artistic intentions. The term ancillary gestures designates those gestures that are part of performance but are not intended to produce sound. Ancillary movements appear along with musical performance and, consequently, assume the intentionality of communication. In this study, we observe musical phrase boundaries through the analysis of physical gestures. Considering that motion is associated with musical communication, our hypothesis is that gestures can express the way which performers understand musical structure and convey the direction of a musical phrase. For this reason, we designed an experiment involving four professional utists who were asked to play in three experimental conditions, four times each: (1) playing solo, (2) playing following a previous recording of the clarinet, (3) performing in duet with a recording of the bassoon. The motion and audio of utists performances were analyzed to evaluate the relationship between physical gestures and musical phrase organization. The results point to a complex interrelationship between musicians gestures and the manipulation of acoustical parameters through which performers express their interpretative intentions. This work also demonstrates that ancillary movements are not random, given that they are recurrent and stable in all experimental conditions. The methodology presented in this study can be used in future works assuming ancillary gestures as a result of the process of musical thinking.pt_BR
dc.description.resumoO processo no qual a comunicação musical ocorre varia amplamente. Pesquisas empíricas vêm apresentando evidências de que os músicos manipulam, conscientemente, diferentes parâmetros acústicos, objetivando expressar suas ideias musicais para os ouvintes e os outros músicos. O gesto físico produzido pelos performers, durante suas interpretações, vem sendo observado, com o propósito de analisar sua relação com a organização das ideias musicais. Embora o movimento do corpo seja essencial para a produção de som, no instrumento musical, gestos, muitas vezes, possuem estreita relação com as intenções artísticas dos músicos. O termo gesto auxiliar" caracteriza os gestos que fazem parte da performance mas, que não necessariamente produzem o som. Gestos aparecem ao longo da performance e, consequentemente, assumem a intenção de comunicar.Neste estudo, analisamos as delimitações das frases musicais através do gesto físico. Considerando que o movimento está associado com a comunicação musical, a hipótese é que o gesto possa expressar a maneira na qual os músicos compreendem a estrutura de uma obra e como eles comunicam suas frases musicais. Para este m, desenvolvemos um experimento contando com quatro autistas prossionais que foram convidados a executarem uma obra em três condições experimentais diferentes, quatro vezes em cada formação: (1) tocando solo; (2) seguindo a gravação, anteriormente coletada, de um clarinetista; (3) seguindo a gravação de um fagote. O movimento e o som das performances dos autistas foram analisados com o objetivo de estudar uma possível relação entre o gesto físico e a organização das frases musicais. Os resultados apontam para uma complexa inter-relação entre os gestos performados pelos músicos e os parâmetros acústicos manipulados por eles para expressar suas intenções musicais. Este trabalho mostra também que os gestos auxiliares não são aleatórios, uma vez que os mesmos são recorrentes e estáveis, em todas as condições experimentais. A metodologia apresentada aqui também pode ser utilizada em futuros estudos de outras áreas do conhecimento, assim como nos estudos envolvendo a comunicacão musical e em trabalhos tendo a música como linguagem. Esperamos que este trabalho seja o primeiro passo para mais estudos que envolvam o gesto auxiliar como parte do processo de pensar musicalmente.pt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManipulação de parâmetros acústicospt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectPerformance de autapt_BR
dc.subjectGestos auxiliarespt_BR
dc.subjectComunicação não verbalpt_BR
dc.subject.otherComunicação não-verbal pt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherGestos na música pt_BR
dc.titleThe relationship between ancillary gestures and musical phrase organization: application to flute performancept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thais_vers_ofinal.pdf9.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.