Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-APGFHS
Type: Tese de Doutorado
Title: The relationship between ancillary gestures and musical phrase organization: application to flute performance
Authors: Thais Fernandes Rodrigues dos Santos
First Advisor: Mauricio Alves Loureiro
First Co-advisor: Marcelo Mortensen Wanderley
First Referee: Carolina Brum Medeiros
Second Referee: Felipe de Oliveira Amorim
Third Referee: Sergio Freire Garcia
metadata.dc.contributor.referee4: Mauricio Freire Garcia
metadata.dc.contributor.referee5: Euler da Cunha Francisco Teixeira
Abstract: O processo no qual a comunicação musical ocorre varia amplamente. Pesquisas empíricas vêm apresentando evidências de que os músicos manipulam, conscientemente, diferentes parâmetros acústicos, objetivando expressar suas ideias musicais para os ouvintes e os outros músicos. O gesto físico produzido pelos performers, durante suas interpretações, vem sendo observado, com o propósito de analisar sua relação com a organização das ideias musicais. Embora o movimento do corpo seja essencial para a produção de som, no instrumento musical, gestos, muitas vezes, possuem estreita relação com as intenções artísticas dos músicos. O termo gesto auxiliar" caracteriza os gestos que fazem parte da performance mas, que não necessariamente produzem o som. Gestos aparecem ao longo da performance e, consequentemente, assumem a intenção de comunicar.Neste estudo, analisamos as delimitações das frases musicais através do gesto físico. Considerando que o movimento está associado com a comunicação musical, a hipótese é que o gesto possa expressar a maneira na qual os músicos compreendem a estrutura de uma obra e como eles comunicam suas frases musicais. Para este m, desenvolvemos um experimento contando com quatro autistas prossionais que foram convidados a executarem uma obra em três condições experimentais diferentes, quatro vezes em cada formação: (1) tocando solo; (2) seguindo a gravação, anteriormente coletada, de um clarinetista; (3) seguindo a gravação de um fagote. O movimento e o som das performances dos autistas foram analisados com o objetivo de estudar uma possível relação entre o gesto físico e a organização das frases musicais. Os resultados apontam para uma complexa inter-relação entre os gestos performados pelos músicos e os parâmetros acústicos manipulados por eles para expressar suas intenções musicais. Este trabalho mostra também que os gestos auxiliares não são aleatórios, uma vez que os mesmos são recorrentes e estáveis, em todas as condições experimentais. A metodologia apresentada aqui também pode ser utilizada em futuros estudos de outras áreas do conhecimento, assim como nos estudos envolvendo a comunicacão musical e em trabalhos tendo a música como linguagem. Esperamos que este trabalho seja o primeiro passo para mais estudos que envolvam o gesto auxiliar como parte do processo de pensar musicalmente.
Abstract: The process through which musical communication occurs varies broadly. Empirical researchers have shown evidence that performers consciously manipulate different acoustical parameters,with the goal of expressing their ideas to the audience and other musicians. The physical gestures produced by players during their performance are other aspects that have been observed by a broad group of researchers. Although body movements are essential to the sound production of the instrument, gestures, in many cases, are closely related to the musicians artistic intentions. The term ancillary gestures designates those gestures that are part of performance but are not intended to produce sound. Ancillary movements appear along with musical performance and, consequently, assume the intentionality of communication. In this study, we observe musical phrase boundaries through the analysis of physical gestures. Considering that motion is associated with musical communication, our hypothesis is that gestures can express the way which performers understand musical structure and convey the direction of a musical phrase. For this reason, we designed an experiment involving four professional utists who were asked to play in three experimental conditions, four times each: (1) playing solo, (2) playing following a previous recording of the clarinet, (3) performing in duet with a recording of the bassoon. The motion and audio of utists performances were analyzed to evaluate the relationship between physical gestures and musical phrase organization. The results point to a complex interrelationship between musicians gestures and the manipulation of acoustical parameters through which performers express their interpretative intentions. This work also demonstrates that ancillary movements are not random, given that they are recurrent and stable in all experimental conditions. The methodology presented in this study can be used in future works assuming ancillary gestures as a result of the process of musical thinking.
Subject: Comunicação não-verbal 
Performance musical
Musica
Gestos na música 
language: Inglês
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-APGFHS
Issue Date: 6-Jun-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thais_vers_ofinal.pdf9.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.