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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O Andante do Concerto Op. 3 de Serge Koussevitzky: práticas de performance na sua gravação histórica de 1929.
Autor(es): Alfredo Ribeiro da Silva
Primeiro Orientador: Fausto Borem de Oliveira
Primeiro membro da banca : Sonia Marta Rodrigues Raymundo
Segundo membro da banca: Valdir Claudino
Terceiro membro da banca: Maurilio Nunes Vieira
Resumo: Serge Koussevitzky destacou-se no cenário musical erudito da primeira metade do século XX como grande contrabaixista, maestro e incentivador de novos compositores de obras vanguardistas e conservadoras. Como compositor, se ateve a um restrito número de obras conservadoras e de cunho romântico, dentre as quais o seu Concerto para Contrabaixo e Orquestra Op.3, possivelmente a obra mais popular para este instrumento enquanto solista. Como contrabaixista, Koussevitzky deixou uma gravação histórica que sintetiza suas ecléticas escolhas interpretativas. Trechos de sua gravação do Andante do seu Concerto para Contrabaixo e Orquestra Op.3 (1929) podem revelar suas práticas de performance expressivas da mão esquerda, como o portamento (em declínio na segunda metade do século XX), o vibrato contínuo (em ascensão na segunda metade do século XX) e uma prática expressiva ligada ao tempo, o rubato. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa incluem análises qualitativas (análise auditiva e análise formal) e análises quantitativas (análise espectrográfica por meio do software Adobe Audition), com descrição de: (1) três tipos de portamenti em notas isoladas (conclusivo, inicial, e com nota intermediária), (2) taxas, amplitudes e regularidade dos três tipos de vibrati utilizados (vibrato pontual, vibrato contínuo e vibrato-de-dois-dedos) e (3) timings na realização rítmica. Uma Edição de Performance Audiovisual (EdiPa) do Andante do Concerto Op.3 foi criada. Nela estão documentadas as práticas interpretativas realizadas por Koussevitzky em sua gravação de 1929. Foi criada também uma edição de performance tradicional, contendo indicações e sugestões da utilização destes recursos interpretativos em notação musical tradicional.
Abstract: Serge Koussevitzky stood out in the first half of 20th-century musical scene as a great double bassist, conductor and commissioner of vanguard and conservative music. As a composer, he wrote a small number of conservative romantic works. Among them, the Concerto Op.3 for Double Bass and Orchestra arguably the most popular work with the double bass as a soloist instrument. As a double bassist, Koussevitzky made a historical recording of the Andante from his Concerto for Double Bass and Orchestra Op.3 (1929) that synthesizes his eclectic interpretative choices. Excerpts of this recording reveals Koussevitskys expressive left hand performance practices, such as portamenti (an technique that declined in the second half of the 20th century), continuous vibrato (a technique that became a trend in the second half of the 20th century), and an expressive practice related to tempo, the rubato. The methodological procedures used in this research include qualitative analyses (aural and formal analyses) and quantitative analyses (spectrographic analysis using Adobe Audition software) with descriptions of: (1) three kinds of portamenti in isolated notes (conclusive, initial and with intermediate note), (2) rates, amplitudes and regularity in three kinds of vibrati (punctual vibrato, continuous vibrato and two-finger-vibrato) and (3) timings in rhythmic realization. An Edition of Audiovisual Performance (EdiPA) of the Concerto op.3s Andante was created to show the interpretative practices performed by Koussevitsky in his 1929s recording. Moreover, a performance edition was created using traditional musical notation, containing indications and suggestions about the use of those interpretative resources.
Assunto: Koussevitzky, Serge, 1874-1951
Performance musical
Musica
Musica Analise, apreciação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ARLJPX
Data do documento: 17-Ago-2017
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