Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ASXF73
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Sociedade Musical Santa Cecília: o processo de ensino-aprendizagem da Banda de Música como referência na formação de músicos na cidade de Sabará-MG
Authors: Ana Carolina Borges Umbelino
First Advisor: Heloisa Faria Braga Feichas
First Referee: Helena Lopes da Silva
Second Referee: Lucia Pompeu de Freitas Campos
Abstract: A Sociedade Musical Santa Cecília (SMSC) é uma entidade bicentenária, conhecida por ter a banda de música (Banda Santa Cecília) mais antiga do Estado de Minas Gerais e por ser responsável pela formação de muitos músicos profissionais na cidade de Sabará. Motivada pelos impactos do trabalho deste grupo no município sabarense, esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência das práticas musicais da banda na formação de músicos sabarenses. Além disso, pretende apresentar informações sobre as atividades e práticas musicais deste grupo, compreender o perfil e os aspectos da vivência musical dos seus integrantes, a partir de diferentes perspectivas, e colaborar com sugestões em relação a outros recursos pedagógicos não utilizados nas suas práticas e que poderiam aperfeiçoar os seus resultados musicais. Deste modo, as técnicas de coletas de dados empregadas nesta pesquisa, que é caracterizada pela utilização de métodos mistos, foram observações participantes das atividades e práticas musicais da banda, entrevistas realizadas com o maestro e quatro músicos com características musicais bem diversificadas, aplicação de questionários a todos os integrantes, bem como consultas documentais e registros audiovisuais. Os conceitos de Participação Periférica Legítima em Comunidades de Prática (LAVE; WENGER, 1991), Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (CRUVINEL, 2005; TOURINHO, 1995, 2004, 2007) e Aprendizagem Colaborativa (GAUNT; WESTERLUND, 2013) forneceram sustentação para compreender os processos de ensino-aprendizagem presentes na banda, considerando que a entidade não possui professores especializados para todos os instrumentistas e que os trabalhos coletivos e colaborativos são essenciais para a sobrevivência da mesma e para a formação musical e humana dos seus participantes. Sendo assim, acredito que esta pesquisa, com viés sociológico, contribuirá para a área de Educação Musical no Brasil, principalmente no âmbito das bandas de música civis e grupos musicais semelhantes.
Abstract: The Sociedade Musical Santa Cecília (SMSC) is a bicentenary entity, known for having the oldest music band (Banda Santa Cecília) of Minas Gerais State and for being responsible for the formation of many professional musicians in Sabará. Driven by the impact on the work of this group in the town, this research aims investigating the influence of these musical practices of the band in the formation of musicians from Sabará. It also intends to present information about the musical activities and practice of this group, comprehending the profile and aspects of musical experience of its members, from different perspectives, and suggesting alternative pedagogic approaches that could improve musical results. The research used mixed methods including observation of the musical activities and practice participants of the band, interviews with the maestro and four musicians with diverse musical characteristics, and questionnaires to all members, as well as documental consults and audiovisual records. The concepts of Legitimate Peripheral Participation in Community of Practice (LAVE; WENGER, 1991), Collective Teaching of Music Instruments (CRUVINEL, 2005; TOURINHO, 1995, 2004, 2007) and Collaborative Learning (GAUNT; WESTERLUND, 2013) provided support to understand the process of teaching-learning present in the band, considering that the entity doesnt have specialized teachers for all of the instrumentalists and that the collective work and collaborative are essential to the survival of it and the musical and human formation of its members. Therefore, I believe that this research, with sociological basis, will contribute to the field of Musical Education in Brazil, mainly in the scope of the civil musical bands and musical groups alike.
Subject: Bandas (Musica) Minas Gerais  
Musica
Musica Instrução e estudo  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ASXF73
Issue Date: 5-Sep-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final___ana_carolina_borges_umbelino_2017.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.