Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AUWFE7
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O estilo de Zé da Velha no CD Só Gafieira!: práticas de performance do trombone no choro
Autor(es): Marcos Flavio de Aguiar Freitas
primer Tutor: Fausto Borem de Oliveira
primer miembro del tribunal : Lélio Eduardo Alves da Silva
Segundo miembro del tribunal: Sérgio de Figueiredo Rocha
Tercer miembro del tribunal: Leonardo Barreto Linhares
Cuarto miembro del tribunal: Antonio Lincoln Campos de Andrade
Resumen: Investigação sobre as práticas de performance do trombonista Zé da Velha no gênero musical choro, baseado na transcrição e análise de sete choros de seu primeiro CD solo, Só Gafieira! (ZÉ DA VELHA e PONTES, 1995). Tem como objetivo demonstrar a sua importância como um referencial de interpretação para os instrumentistas deste gênero popular brasileiro e, especificamente, para as práticas de performance do trombone. O texto contextualiza inicialmente o trombone (BAINES, 1993; GREGORY, 1973), o trombone no Brasil (SANTOS, 1999; SALLES, 1985; ELLMERICH, 1977) e o trombone no choro (JUNIOR, 2014; CAZES, 1999; PINTO, 1978). Em seguida, apresenta a biografia de Zé da Velha (JESUS, 1999; DINIZ e CUNHA, 2016). Finalmente, no cerne da pesquisa, temos a análise (ALMADA, 2006; KUEHN, 2012; LARUE, 1992; RUSSEL, 2001) das transcrições das fontes primárias (Acariciando, Flor de Abacate, Cinco Companheiros, Doce de Côco, Eu Hein?, Sonoroso e Chorinho de Gafieira), ou seja, lead sheets das gravações de áudio das faixas do disco (ZÉ DA VELHA, PONTES e FREITAS, 2017) em edições de performance (BORÉM, 2015), demonstrando os aspectos de performance que caracterizam o estilo interpretativo de Zé da Velha e suas interações com o trompetista Silvério Pontes.
Abstract: A study on the performance practices of Brazilian trombone player Zé da Velha in the music genre of choro, based on the transcription and analysis of seven choros from his first solo CD, Só Gafieira! (ZÉ DA VELHA and PONTES, 1995). This dissertation aims at demonstrating his importance as an interpretive reference for instrumentalists of this popular Brazilian genre, and specifically for trombone performance practices. The text initially contextualizes the trombone (BAINES, 1993; GREGORY, 1973), the trombone in Brazil (SANTOS, 1999; SALLES, 1985; ELLMERICH 1977) and the trombone in choro (JUNIOR, 2014; CAZES, 1999; PINTO, 1978). Then, Zé da Velhas biography is presented (JESUS, 1999; DINIZ and CUNHA, 2016). Finally, at its core, there is the analysis (ALMADA, 2006; KUEHN, 2012; LARUE, 1992; RUSSEL, 2001) of the transcriptions of the primary sources (Acariciando, Flor de Abacate, Cinco Companheiros, Doce de Côco, Eu Hein?, Sonoroso e Chorinho de Gafieira), which are audio tracks from the recording (ZÉ DA VELHA, PONTES and FREITAS, 2017) in performance editions (BORÉM, 2015), demonstrating the performance aspects that characterize the interpretive style of Zé da Velha and his interaction with Brazilian trumpet player Silvério Pontes.
Asunto: Performance musical
Musica
Choro (Musica)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AUWFE7
Fecha del documento: 16-dic-2017
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_marcos_fl_vio___z__da_velha_ppg.pdf5.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.