Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AVAPDZ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As paredes e os sons: explorando diferentes espaços da escuta musical
Authors: Lucas Vilas Boas Teixeira de Carvalho Filho
First Advisor: Sergio Freire Garcia
First Co-advisor: Marco Antonio de Mendonca Vecci
First Referee: Maurilio Nunes Vieira
Second Referee: Mauricio Freire Garcia
Abstract: As conexões entre o som e a ideia de espaço na música podem existir tanto no âmbito estético em seus conceitos, estilos e na aproximação entre os seus elementos constitutivos quanto no técnico, em sua interseção física na acústica dos ambientes. A partir dessa questão, esta pesquisa buscou orientar-se através de relações concretas entre Música e Arquitetura, para explorar diferentes espaços na escuta musical. Sem o intuito de encerrar as suas possíveis associações abstratas, o trabalho mantém seu foco em elementos tangíveis nos dois campos de investigação, com vistas a estruturar parte do seu caráter subjetivo. Baseia-se na forma e no material, que estão presentes em construções arquitetônicas e musicais.A abordagem apresentada inicia-se a partir das diferentes interseções das duas artes, com um breve histórico de alguns espaços importantes para a performance musical. Em seguida, é desenvolvido um estudo de caso sobre o Auditório da Escola de Música da UFMG, através da sua medição e simulação acústicas; esta última por meio um modelo virtual do auditório. São comparados os parâmetros acústicos obtidos com as duas técnicas. Além disso, é proposta uma abordagem complementar para a análise das respostas sonoras advindas da medição e da simulação, a partir de uma seleção variada de amostras de música. Ao final, a pesquisa aponta, conceitualmente, para o potencial criativo da tecnologia de simulação acústica de salas, antevendo a sua inserção como uma possível ferramenta na prática musical contemporânea
Abstract: The connections between sounds and the idea of space in music may exist either in the aesthetic realm within their concepts, styles and in the approximation of their constitutive elements or in the technical realm, at their physical intersection in room acoustics. From this notion, this research aimed at concrete, non-abstract, relations between Music and Architecture, to explore different spaces in musical listening. Without the purpose of closing possible abstract associations, this work focus on the tangible elements of these two fields of investigation, hoping to give structure to some of their subjective character. It is based on form and materials, present in architectural and musical constructions.The present work sets off from different intersections of these two arts, with a brief historical review of some spaces that were important to musical performances. Then, it is developed a case study about the auditorium of the UFMG School of Music (Federal University of Minas Gerais), through acoustic measurements and simulations - the latter by means of a virtual model. The acoustical parameters calculated with these two techniques are compared. In addition, it is proposed complementary approach for the analysis of measurement and simulation sound responses, with the help of a varied selection of music samples. In the end, the research addresses, in a conceptual manner, the creative potential of room acoustics simulation technology, foreseeing its insertion as a possible tool for contemporary music practices.
Subject: Musica
Auditorios
Música Acústica e física
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AVAPDZ
Issue Date: 22-Sep-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_lucas_final_pdf.pdf27.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.