Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AVLFU9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Margarida Maria Borghoffpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cecilia Nazare de Limapt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Sérgio Malheiros dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Rommel Luiz Vilela Fernandespt_BR
dc.contributor.referee3Felipe de Oliveira Amorimpt_BR
dc.contributor.referee4Oiliam Jose Lannapt_BR
dc.creatorMiriam Bastos Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T08:27:54Z-
dc.date.available2019-08-12T08:27:54Z-
dc.date.issued2017-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-AVLFU9-
dc.description.abstractThis thesis refers to a research of Musical Performance presenting a study on Heitor Villa Lobos (1887-1959) Trio # 1 for piano violin and cello. In this review, a brief analysis on the historical, social and cultural context of the period in which this composition was produced is made. The Trio appears in the first phase of the fruitful career of Villa Lobos. The main objective of this work is to identify and analyze the idiomatic pianism of Villa Lobos. This was made through knowledge of procedures related to aspects, such as technical pianistic, sound and interpretation of the instrument, offering support for a more conscious performance. In order to accomplish the objectives proposed, methodological resources as literature review, musical analysis, listening with an analytic-appreciation, recordings of the musical composition, practical interpretative study at the piano, besides public performances of the composition, were applied during period of the research. This research presented as results, an analysis of the idiomatic pianism, besides some of the challenges that the interpreter will face while working on Trio #1, which are also registered in this thesis. Among them we should highlight the sound balance, the technical achievement, the accomplishment of the romantic virtuousic writing of the piano, the changes of pace during movements, accomplishment in bonding the tone between the three instruments, the maintenance of pulse rhythm, the rubati and the control of discrepancy in sound emission between piano and strings. Finally, technical interpretive suggestions to the pianist and the chamber ensemble are presented.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese se vincula à linha de pesquisa da Performance Musical e apresenta um estudo sobre o Trio nº1 para piano, violino e violoncelo de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Neste trabalho, é apresentado o contexto de produção da obra, por meio de um breve panorama histórico, social e cultural da época em que se situa a primeira fase da frutífera carreira de Villa-Lobos, momento em que compôs o Trio com piano, objeto do nosso estudo. O objetivo central do trabalho é identificar e analisar, na obra estudada, o idiomatismo pianístico de Villa-Lobos e isso foi possível a partir do conhecimento dos procedimentos relacionados aos aspectos técnicos pianísticos, sonoros e interpretativos do instrumento, a fim de oferecer subsídios para uma performance mais consciente. Para o cumprimento dos objetivos propostos, empregaram-se, como recursos metodológicos: revisão bibliográfica, a análise musical, escuta analítico-apreciativa de gravações da obra, estudo prático-interpretativo ao piano, além de performances públicas da obra, realizadas ao longo do trabalho de pesquisa. Como resultados da pesquisa, além da análise do idiomatismo pianístico, registram-se nesta tese alguns dos desafios que o intérprete poderá enfrentar no trabalho com o Trio nº1. Entre eles, destacam-se o equilíbrio sonoro, a realização técnica, a realização da escrita romântica virtuosística da parte do piano, as mudanças de andamento durante os movimentos, a realização do amálgama dos timbres dos três instrumentos, a manutenção rítmica do pulso, os rubati e o controle da defasagem da emissão do som do piano e cordas. Por fim apresentam-se sugestões técnico-interpretativas encontradas para o pianista e para o conjunto camerístico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrios com pianopt_BR
dc.subjectMúsica de câmarapt_BR
dc.subjectPerformance Musicalpt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherPiano triospt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherMusica de Camarapt_BR
dc.titleReflexões sobre o idiomatismo do piano no Trio nº 1 de Heitor Villa-Lobos e construção de uma interpretação para a performancept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_miriam_bastos_rocha.pdf20.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.