Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXXNC6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Patricia Furst Santiagopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guilherme Menezes Lagept_BR
dc.contributor.referee1Maicon Rodrigues Albuquerquept_BR
dc.contributor.referee2Eduardo Campolina Viana Loureiropt_BR
dc.creatorMaicol Nunes Navarro Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T15:18:27Z-
dc.date.available2019-08-14T15:18:27Z-
dc.date.issued2017-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXXNC6-
dc.description.abstractIn musical performance, laterality can be identified in performers who play instruments such as the classical guitar. Im a left-handed and started to study the classical guitar by the right-handed form, this approach indicated by the teacher, without guidance on another way of learning. The present study stems from my personal experience of maladaptation to the right-handedness guitar, resulting in motor limitations experienced by years of instrument study. My problem was solved when I moved from right-to-left to left-to-right approach, which demanded a long and difficult process of readjustment. Thus, this study aimed to influence laterality in the teaching-learning process of the left-handed student of the classical guitar. It integrates a literature review on a laterality and a data collection via questionnaire, answered by four classical guitar teachers who work in the context of higher education of music in Belo Horizonte. The research reached the following conclusions: (1) the left-handed individual is ble to change his laterality, both in practical activities and in the guitar right-handed approach; (2) there is a seemingly remote possibility of any individual not to be able to adapt to the use of the right hand, depending on the activity, which can cause several negative consequences such as laterality treatments in school education. This fact justifies the relevance of studies on laterality for pedagogy of musical instruments and Music Education. So, a more profound understanding of the phenomenon of laterality can act in the prevention of laterality problems in musical instrument students.pt_BR
dc.description.resumoNa performance musical, a lateralidade corporal pode ser identificada em instrumentos como o violão, onde é possível a inversão no posicionamento das mãos em relação ao instrumento e, consequentemente, nas demandas técnicas da mão esquerda e direita, resultando em duas formas de abordagem: destra e canhota. O presente estudo é oriundo da minha experiência pessoal de inadaptação à forma destra de tocar o violão, resultando em limitações motoras vivenciadas por anos de estudo do instrumento. O problema em questão foi solucionado somente a partir da mudança de abordagem, da forma destra para a canhota, ocasionando um longo e difícil processo de readaptação, que resultou em reflexões sobre a minha atuação como professor de instrumento diante de um aluno canhoto, e a suscetibilidade deste a problemas semelhantes ao que vivenciei. Desta forma, este estudo teve como objetivo compreender a influência da lateralidade no processo de ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão. O estudo integra uma revisão bibliográfica sobre a lateralidade e uma coleta de dados via questionário, enviado para quatro professores de violão que atuam no contexto do ensino superior de música em Belo Horizonte. As evidências encontradas nesta pesquisa apontaram para as seguintes conclusões: (1) o indivíduo canhoto é adaptável às mudanças de lateralidade, tanto nas atividades práticas quanto na abordagem destra do violão; (2) existe a possibilidade, aparentemente remota, de o indivíduo canhoto não se adaptar plenamente ao uso da mão direita, dependendo da atividade, o que poderia causar diversas consequências negativas como as relacionadas aos transtornos de lateralidade na educação escolar. Entende-se que este fato justifique sobremaneira a relevância de estudos sobre a lateralidade para a Pedagogia dos Instrumentos e para a Educação Musical, pois, a compreensão do professor sobre o fenômeno da lateralidade relativa à performance do instrumento, pode atuar na prevenção de problemas de lateralidade como os que enfrentei.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLateralidade no violãopt_BR
dc.subjectViolão canhotopt_BR
dc.subjectLateralidade na músicapt_BR
dc.subject.otherLateralidade  pt_BR
dc.subject.otherViolão Instrução e estudo  pt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.titleA lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___maicol_nunes.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.