Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXXNC6
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Patricia Furst Santiago | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Guilherme Menezes Lage | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maicon Rodrigues Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Eduardo Campolina Viana Loureiro | pt_BR |
dc.creator | Maicol Nunes Navarro Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T15:18:27Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T15:18:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXXNC6 | - |
dc.description.abstract | In musical performance, laterality can be identified in performers who play instruments such as the classical guitar. Im a left-handed and started to study the classical guitar by the right-handed form, this approach indicated by the teacher, without guidance on another way of learning. The present study stems from my personal experience of maladaptation to the right-handedness guitar, resulting in motor limitations experienced by years of instrument study. My problem was solved when I moved from right-to-left to left-to-right approach, which demanded a long and difficult process of readjustment. Thus, this study aimed to influence laterality in the teaching-learning process of the left-handed student of the classical guitar. It integrates a literature review on a laterality and a data collection via questionnaire, answered by four classical guitar teachers who work in the context of higher education of music in Belo Horizonte. The research reached the following conclusions: (1) the left-handed individual is ble to change his laterality, both in practical activities and in the guitar right-handed approach; (2) there is a seemingly remote possibility of any individual not to be able to adapt to the use of the right hand, depending on the activity, which can cause several negative consequences such as laterality treatments in school education. This fact justifies the relevance of studies on laterality for pedagogy of musical instruments and Music Education. So, a more profound understanding of the phenomenon of laterality can act in the prevention of laterality problems in musical instrument students. | pt_BR |
dc.description.resumo | Na performance musical, a lateralidade corporal pode ser identificada em instrumentos como o violão, onde é possível a inversão no posicionamento das mãos em relação ao instrumento e, consequentemente, nas demandas técnicas da mão esquerda e direita, resultando em duas formas de abordagem: destra e canhota. O presente estudo é oriundo da minha experiência pessoal de inadaptação à forma destra de tocar o violão, resultando em limitações motoras vivenciadas por anos de estudo do instrumento. O problema em questão foi solucionado somente a partir da mudança de abordagem, da forma destra para a canhota, ocasionando um longo e difícil processo de readaptação, que resultou em reflexões sobre a minha atuação como professor de instrumento diante de um aluno canhoto, e a suscetibilidade deste a problemas semelhantes ao que vivenciei. Desta forma, este estudo teve como objetivo compreender a influência da lateralidade no processo de ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão. O estudo integra uma revisão bibliográfica sobre a lateralidade e uma coleta de dados via questionário, enviado para quatro professores de violão que atuam no contexto do ensino superior de música em Belo Horizonte. As evidências encontradas nesta pesquisa apontaram para as seguintes conclusões: (1) o indivíduo canhoto é adaptável às mudanças de lateralidade, tanto nas atividades práticas quanto na abordagem destra do violão; (2) existe a possibilidade, aparentemente remota, de o indivíduo canhoto não se adaptar plenamente ao uso da mão direita, dependendo da atividade, o que poderia causar diversas consequências negativas como as relacionadas aos transtornos de lateralidade na educação escolar. Entende-se que este fato justifique sobremaneira a relevância de estudos sobre a lateralidade para a Pedagogia dos Instrumentos e para a Educação Musical, pois, a compreensão do professor sobre o fenômeno da lateralidade relativa à performance do instrumento, pode atuar na prevenção de problemas de lateralidade como os que enfrentei. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lateralidade no violão | pt_BR |
dc.subject | Violão canhoto | pt_BR |
dc.subject | Lateralidade na música | pt_BR |
dc.subject.other | Lateralidade | pt_BR |
dc.subject.other | Violão Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.other | Musica | pt_BR |
dc.title | A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão. | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o___maicol_nunes.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.