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dc.contributor.advisor1Edite Maria Oliveira da Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Augusto Castagnapt_BR
dc.contributor.referee2Loque Arcanjo Júniorpt_BR
dc.creatorAmanda Pamela Santos Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:51:51Z-
dc.date.available2019-08-09T23:51:51Z-
dc.date.issued2018-09-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-B6GEC2-
dc.description.abstractBrazilian musicology is often based on primary sources in documentary archives. These sources are the basis of academic and scientific texts. However, due to the precarious situation of the documentary collections, the research is not limited to the discovery of sources and critical study of these. Other aspects are also considered, such as documentary and informational management. In this context, a new researcher profile emerges: interdisciplinary musicologists. This generation is apparently more willing to develop a double research bias: study and promote document management (Janus Ofício).This dissertation aims to study this phenomenon in the Brazilian context, placing this practice in musicological studies, presenting the interdisciplinary nature of musicology and research in archives and determining an academic and professional profile of the researchers. Initially, I presented a report of research experience in the Archive Curt Lange-UFMG (2016-2017), highlighting the duality of performance, and the motivations for the development of this dissertation For this, structured the dissertation in three parts: 1) Literature review, on the relations between Musicology, documentary survey and management of musical collections, highlighting the complexity of Relational Musicology; 2) Relationship of interdependence observed by the Brazilian academic-scientific literature, (optimization of the national musicological research from the development of the musical archivology); 3) Conducting a research through the application and analysis of questionnaires, aiming to identify the professional academic profile of musicians and musicologists working in the context of the Janus Ofício in Brazil. This study demonstrated the main characteristics of the musicological formation of the collaborators, considering this dual performance as dimensions of the same complexity.pt_BR
dc.description.resumoNa Musicologia de vertente histórica brasileira desenvolvem-se, frequentemente, levantamentos de fontes primárias em arquivos documentais enquanto embasamento de trabalhos acadêmicos e científicos. No entanto, devido à precária situação dos acervos brasileiros, observa-se que a ênfase do trabalho de pesquisa deixa de estar centrada unicamente no descobrimento e estudo crítico de fontes, passando a abarcar também aspectos técnicos, relacionados ao tratamento documental e informacional. Neste contexto, observa-se um novo perfil de investigadores atuantes: uma geração de pesquisadores multitarefas e interdisciplinares. Esta se encontra, aparentemente, mais disposta a dedicar-se a um duplo viés de investigação: tratar sobre o documento e tratar o próprio documento, segundo uma prática dúplice que se denominou, nesta dissertação, Janus Ofício. Objetivou-se estudar esse fenômeno em contexto brasileiro, buscando situar esta prática em âmbito dos estudos musicológicos, compreendendo sua natureza interdisciplinar e traçando um perfil acadêmico/profissional dos pesquisadores atuantes neste contexto. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um relato de experiência de pesquisa junto ao Acervo Curt Lange- UFMG (2016-2017), ressaltando a dualidade de atuação, bem como as motivações para o desenvolvimento desta dissertação. Em seguida, estruturou-se o trabalho de forma tripartida, a saber: 1) Enquadramento teórico, através de revisão de literatura, sobre as relações entre Método Histórico em Musicologia, levantamento documental e o tratamento da documentação/informação em acervos musicais, ressaltando a complexidade do contexto e sua inserção em âmbito de uma Musicologia Relacional; 2) Investigação sobre a relação de interdependência apontada pela literatura acadêmico-científica brasileira, relacionada à otimização da pesquisa musicológica nacional a partir do desenvolvimento da Arquivologia Musical; 3) Realização de um levantamento através de aplicação e análise de questionário, visando identificar o perfil acadêmico profissional dos músicos e musicólogos atuantes no contexto do Janus Ofício no Brasil. Através deste, ressaltou-se as principais características da formação e atuação musicológica ampliada, realizada pelos colaboradores. Considerou-se essa dupla atuação como dimensões de uma mesma complexidade e não sob uma perspectiva de dualismo, onde as atividades são vistas de maneira justapostas e excludentes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica e interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectArquivos Musicaispt_BR
dc.subjectMusicologia Brasileirapt_BR
dc.subjectArquivologia Musicalpt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.titleEntre dualidades e dualismos: a múltipla atuação de músicos e musicólogos em acervos musicais brasileirospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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