Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHJ8P
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A Gramática no Banco dos Réus: culpada ou inocente?: O papel da gramática normativa na escola: reflexos no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa
Autor(es): Virginia Mary Mendonca Prudente
Primeiro Orientador: Luiz Carlos de Assis Rocha
Primeiro membro da banca : Mário Alberto Perini
Segundo membro da banca: Maria Beatriz Nascimento Decat
Resumo: Este trabalho procura fazer uma análise crítica acerca do papel exercido pela gramática normativa nos bancos escolares, mais especificamente no que respeita ao Ensino Fundamental. Procura verificar ainda os reflexos do ensino puramente gramatical no desempenho lingüístico-discursivo desses alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 102 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio. O corpus da pesquisa se constitui de 102 testes contendo exercícios previstos nas gramáticas normativas tradicionais, nos quais se procurou "aferir" o conhecimento lingüístico dos sujeitos acerca do conteúdo proposto na gramática normativa; e 102 testes de produção textual, em que se procurou avaliar o conhecimento efetivo dos sujeitos acerca do português padrão. Esta pesquisa acolhe a concepção de texto como lugar de interação entre atores sociais e de construção interacional de sentidos (concepção de base sociocognitivainteracional), que se coaduna com o ponto de vista bakhtiniano de língua, segundo o qual o texto é fruto de uma atividade social - a língua -, cuja existência se institui a partir das necessidades de comunicação dos falantes em interações sociodiscursivas. Ao final da pesquisa, pôde-se comprovar, diante dos resultados apresentados, que o ensino da língua portuguesa - no qual se inclui o domínio do português padrão, sobretudo em sua modalidade escrita - tal como vem sendo conduzido na escola, atrelado sistemática e continuamente ao estudo gramatical tradicional, que se sabe é de caráter essencialmente metalingüístico e prescritivo - tem se mostrado não só ineficiente como também prejudicial ao desenvolvimento das outras diversas habilidades lingüístico-discursivas dos alunos.
Abstract: This paper aims to provide a critical analysis around the function exercised by the normative grammar in school benches, more specifically regarding the Fundamental School. It still tries to verify the reflexes of a purely grammatical teaching in the discursive-linguistic development of these students. In order to do that, a research was conducted with 102 students registered in the 1st grade of the Intermediary School. The corpus of the research is composed by 102 tests containing exercises included in traditional normative grammars that try to measure the linguistic knowledge of the subjects about the content proposed by the normative grammar; and 102 tests of textual production that try to measure the effective knowledge of the subjects about the standard Portuguese. This research adopts the conception of text as a place for interaction between social actors and the construction of the interaction of senses (conception of sociocognitiveinteractional base) that integrates with the bakhtinian point-of-view of the language, that considers the text as a product of a social activity the language whose existence is instituted based on the communication needs of the speakers in sociodiscursive interactions. By the end of the research, it was possible to verify, based on the results presented, that the teaching of the Portuguese language which includes the dominium of the standard Portuguese, specially in its writing modality as it is being conducted in school, continuously and systematically coupled to the traditional grammar study, which is known as of an essentially metaliguistic and prescriptive character have being demonstrating itself not only as inefficient as well as harmful to the development of several other linguistic-discursive skills of the students.
Assunto: Produção de textos Avaliação
Gramatica comparada e geral Estudo e ensino
Estratégia interacional
Cognição Aspectos sociais
Lingüistica
Sociolingüística
Língua portuguesa Gramática Ensino de primeiro grau
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHJ8P
Data do documento: 17-Mar-2008
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
virginia_mmprudente_diss_cap5a9.pdf3.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.