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http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHPX5
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Do conteúdo à expressão: uma análise semiótica dos textos pictóricos de mestre Ataíde |
Autor(es): | Elisson Ferreira Morato |
Primeiro Orientador: | Glaucia Muniz Proenca Lara |
Primeiro membro da banca : | Ana Cristina Fricke Matte |
Segundo membro da banca: | José Benedito Donadon Leal |
Resumo: | No presente trabalho, analisamos cinco textos/telas do pintor barroco Manoel da Costa Ataíde, que retratou episódios da vida de Cristo, por meio da semiótica plástica ou visual, a qual constitui um desdobramento da semiótica greimasiana (ou francesa). O principal objeto de nossa investigação é o semi-simbolismo, definido como um tipo de relação significante que decorre da articulação entre os dois planos que formam o texto: o plano de conteúdo e o plano de expressão. Como as relações semi-simbólicas se dão entre categorias dos dois planos, nossa abordagem inclui o exame do plano de conteúdo, formado pelo percurso gerativo de sentido, e do plano de expressão, que, no caso da pintura, inclui dimensões relacionadas à espacialidade, à luz, à cor e à forma, sem perder de vista contribuições relevantes da histórica da arte (como a análise iconográfica). (Re)encontramos, no plano de conteúdo dos textos/telas de Mestre Ataíde, categorias que atravessam o discurso religioso (cristão) como um todo, mas que foram magistralmente trabalhadas pelo barroco, tais como as oposições fundamentais /humanidade/ vs /divindade/ e /vida/ vs /morte/ ou temáticas, como perdição vs salvação. Essas categorias do plano de conteúdo, homologadas às categorias do plano de expressão, que se situam nas dimensões topológica (central vs periférico), fotocromática (claro vs escuro, cores quentes vs cores frias) e eidética (dilatado vs contraído), constroem relações semi-simbólicas, responsáveis pelos efeitos de sentido gerados no/pelo texto. Dessa maneira, o conteúdo do discurso religioso barroco é expresso através de elementos estéticos característicos da pintura. |
Abstract: | In this work, we analyze, in the light of the plastic or visual semiotics (adevelopment of Greimas semiotics or French Semiotics), five texts/canvas about Christs life produced by the Baroque painter Manoel da Costa Ataíde. The main object of our investigation is the semi-symbolism, defined as a type of significant relationship that results from the articulation between the two plans that compose the text: the content plan and the expression plan. As the semi-symbolism is an articulation of categories belonging to the two plans, our approach includes the exam of the content plan, by means of the generative course of meaning, and of the expression plan, that, in the case of painting, includes dimensions related to space, light, color and form, considering also some relevant contributions of the History of Art (as the iconographic analysis). We found in the content plan of the texts/canvas by Mestre Ataíde categories that go through the religious (Christian) speech as a whole, but that were masterfully worked by the Baroque, such as the fundamental oppositions / humanity / vs / divinity / and /death / vs / life / and themes like perdition vs salvation. Those categories of the content plan are ratified by the categories of the expression plan, located in the topological dimension (central vs outlying), the photo-chromatic dimension (clear vs dark, hot colors vs cold colors) and the eidetic dimension (dilated vs contracted), building semi-symbolic relationships that are responsible for the effects of meaning generated in/by the text. In this way, the contents of the Baroque religious speech are expressed through aesthetic elements related to painting. |
Assunto: | Significação (Filosofia) Comunicação não-verbal Análise do discurso Pintura barroca Simbolismo (Arte) Semiótica e artes Arte sacra Ataide, Manuel da Costa, 1762-1837 Comunicação visual |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHPX5 |
Data do documento: | 24-Mar-2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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