Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DJJ9U
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A modalização enunciativa no discurso do Professor em sala de aula: Uma análise dessa prática nas 8ªs séries do ensino fundamental
Autor(es): Adilson Ferreira de Souza
Primeiro Orientador: Wander Emediato de Souza
Primeiro membro da banca : Ida Lucia Machado
Segundo membro da banca: Maria de Lourdes Meirelles Matêncio
Resumo: O objetivo deste trabalho foi refletir sobre a modalização enunciativa no discurso do professor de língua portuguesa em turmas de 8ª série de escola pública e privada. Nós fizemos uma análise da modalização em situação de sala de aula. Charaudeau (1992) propõe três tipos de atos enunciativos. Os atos denotam os diferentes modos de que o locutor se serve para exprimir sua relação com o interlocutor, o dito e o mundo. Para colocar em evidência essas relações, fizemos um estudo através da Teoria Semiolingüística de Patrick Charaudeau, particularmente no que se refere à organização enunciativa no domínio educativo. Para atender este objetivo, buscamos mostrar o papel da modalização e os comportamentos enunciativos na linguagem didática, as relações de poder expressas pelos discursos em sala de aula, centrados na figura do professor.
Abstract: Le but de ce travail a été de réflechir sur la modalisation énonciative dans le discours du professeur de langue portugaise en classe de huitième série de lécole publique et privée. Nous faisons une analyse de la modalisation en situation de salle de classe. Charaudeau (1992) propose trois types dactes énonciatifs. Ces actes dénotent les différents modes dont le locuteur se sert pour exprimer sa relation par rapport à linterlocuteur, le dit et le monde. Pour mettre en evidence ces rapports, nous avons fait une étude à travers la Théorie Semiolinguistique de Patrick Charaudeau, notamment en ce qui concerne le organisation énonciative dans le domaine educatif. Pour attendre ce but, on tient à montrer le rôle de la modalisation et les comportements énonciatifs dans le langage didactique, les relations de pouvoir exprimées par le discours en salle de classe, centrée sur la figure du professeur.
Assunto: Escolas publicas
Análise do discurso
Interação professor-alunos
Escolas particulares
Ambiente de sala de aula
Análise de interação em educação
Professores e alunos
Enunciação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DJJ9U
Data do documento: 25-Mar-2008
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