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dc.contributor.advisor1Wander Emediato de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Ida Lucia Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Maria de Lourdes Meirelles Matênciopt_BR
dc.creatorAdilson Ferreira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T22:44:11Z-
dc.date.available2019-08-12T22:44:11Z-
dc.date.issued2008-03-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DJJ9U-
dc.description.abstractLe but de ce travail a été de réflechir sur la modalisation énonciative dans le discours du professeur de langue portugaise en classe de huitième série de lécole publique et privée. Nous faisons une analyse de la modalisation en situation de salle de classe. Charaudeau (1992) propose trois types dactes énonciatifs. Ces actes dénotent les différents modes dont le locuteur se sert pour exprimer sa relation par rapport à linterlocuteur, le dit et le monde. Pour mettre en evidence ces rapports, nous avons fait une étude à travers la Théorie Semiolinguistique de Patrick Charaudeau, notamment en ce qui concerne le organisation énonciative dans le domaine educatif. Pour attendre ce but, on tient à montrer le rôle de la modalisation et les comportements énonciatifs dans le langage didactique, les relations de pouvoir exprimées par le discours en salle de classe, centrée sur la figure du professeur.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi refletir sobre a modalização enunciativa no discurso do professor de língua portuguesa em turmas de 8ª série de escola pública e privada. Nós fizemos uma análise da modalização em situação de sala de aula. Charaudeau (1992) propõe três tipos de atos enunciativos. Os atos denotam os diferentes modos de que o locutor se serve para exprimir sua relação com o interlocutor, o dito e o mundo. Para colocar em evidência essas relações, fizemos um estudo através da Teoria Semiolingüística de Patrick Charaudeau, particularmente no que se refere à organização enunciativa no domínio educativo. Para atender este objetivo, buscamos mostrar o papel da modalização e os comportamentos enunciativos na linguagem didática, as relações de poder expressas pelos discursos em sala de aula, centrados na figura do professor.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmodalização enunciativapt_BR
dc.subjectescola pública e privadapt_BR
dc.subjectinteração professor-alunopt_BR
dc.subjectdiscurso em sala de aulapt_BR
dc.subject.otherEscolas publicaspt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherInteração professor-alunospt_BR
dc.subject.otherEscolas particularespt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.otherAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.subject.otherEnunciaçãopt_BR
dc.titleA modalização enunciativa no discurso do Professor em sala de aula: Uma análise dessa prática nas 8ªs séries do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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