Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5VSMQG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paivapt_BR
dc.contributor.referee1Vilson Jose Leffapt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Augusto de Souzapt_BR
dc.creatorJunia de Carvalho Fidelis Bragapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T11:35:09Z-
dc.date.available2019-08-10T11:35:09Z-
dc.date.issued2004-03-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-5VSMQG-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the use of social and compensation learning strategies between students of Portuguese at California State University Fullerton and students of English at College English School participating in a Tandem e-mail program. The objective of the research is to identify the use of social and compensation strategies in the collaborative environment of Tandem via e-mail, identify traces of learner's autonomy in e-mail interactions and find out whether the virtual environment influences the development of the learner's linguistic skills and autonomy. This study is grounded on the social and compensation learning theories, on CALL-based theories, on collaborative learning theories, as well as on the theoretical assumptions ofthe construct ofautonomy. The methodology of this study is based on the qualitative paradigm. The interactions used in the 'Programa de Aprendizagem em Tandem Brasil e USA', which lasted for three months, make up the corpus ofthis study. In view ofthese assumptions and by means ofdata analysis, I demonstrate that the notions of bilingualism, reciprocity and autonomy are present in a tandem-based collaboration, that the use of learning strategies can help learners in the build-up of target language knowledge and that the virtual environment can promote linguistic development and learner's autonomy.pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, investigo o uso das estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação ocorridas no Programa de Tandem via e-mail entre alunos de português da California State University Fullerton e alunos de inglês do College English School. O objetivo da pesquisa foi identificar o uso das estratégias sociais e de compensação no ambiente colaborativo de tandem via e-mail, identificar indícios de autonomia do aprendiz nas interações via e-mail e verificar a influência do meio virtual no desenvolvimento das habilidades lingüísticas e da autonomia do aprendiz. Este estudo apóia-se nas teorias sobre estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação, nas teorias que fundamentam o ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador (CALL), nas teorias sobre aprendizagem colaborativa e nos pressupostos teóricos do construto da autonomia. A metodologia deste estudo se enquadra no paradigma qualitativo. As interações coletadas no Programa de Aprendizagem em Tandem Brasil e USA, com duração de três meses, constituem o corpus desta pesquisa. Com base nesses pressupostos, demonstro, por meio da análise dos dados, que as noções de bilingüismo, reciprocidade e autonomia estão presentes na aprendizagem colaborativa de tandem, que o uso das estratégias de aprendizagem pode auxiliar os aprendizes na construção de conhecimento na língua alvo e que o ambiente virtual promove o desenvolvimento lingüístico e o da autonomia do aprendiz.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos Linguísticospt_BR
dc.subject.otherLínguas Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherComunicação interculturalpt_BR
dc.subject.otherCompetência comunicativapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem Metodologiapt_BR
dc.subject.otherInteração socialpt_BR
dc.subject.otherCorreio eletrônicopt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherLínguas em tandempt_BR
dc.subject.otherAprendizagem autônomapt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherComunicação mediada por computadorpt_BR
dc.subject.otherEducação interculturalpt_BR
dc.subject.otherLínguas Métodos de ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherInternet (Redes de computação) na educaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_juniadecarvalhofidelisbraga.pdf4.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.