Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5VSMQG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação
Authors: Junia de Carvalho Fidelis Braga
First Advisor: Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva
First Referee: Vilson Jose Leffa
Second Referee: Ricardo Augusto de Souza
Abstract: Neste estudo, investigo o uso das estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação ocorridas no Programa de Tandem via e-mail entre alunos de português da California State University Fullerton e alunos de inglês do College English School. O objetivo da pesquisa foi identificar o uso das estratégias sociais e de compensação no ambiente colaborativo de tandem via e-mail, identificar indícios de autonomia do aprendiz nas interações via e-mail e verificar a influência do meio virtual no desenvolvimento das habilidades lingüísticas e da autonomia do aprendiz. Este estudo apóia-se nas teorias sobre estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação, nas teorias que fundamentam o ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador (CALL), nas teorias sobre aprendizagem colaborativa e nos pressupostos teóricos do construto da autonomia. A metodologia deste estudo se enquadra no paradigma qualitativo. As interações coletadas no Programa de Aprendizagem em Tandem Brasil e USA, com duração de três meses, constituem o corpus desta pesquisa. Com base nesses pressupostos, demonstro, por meio da análise dos dados, que as noções de bilingüismo, reciprocidade e autonomia estão presentes na aprendizagem colaborativa de tandem, que o uso das estratégias de aprendizagem pode auxiliar os aprendizes na construção de conhecimento na língua alvo e que o ambiente virtual promove o desenvolvimento lingüístico e o da autonomia do aprendiz.
Abstract: This study aims to investigate the use of social and compensation learning strategies between students of Portuguese at California State University Fullerton and students of English at College English School participating in a Tandem e-mail program. The objective of the research is to identify the use of social and compensation strategies in the collaborative environment of Tandem via e-mail, identify traces of learner's autonomy in e-mail interactions and find out whether the virtual environment influences the development of the learner's linguistic skills and autonomy. This study is grounded on the social and compensation learning theories, on CALL-based theories, on collaborative learning theories, as well as on the theoretical assumptions ofthe construct ofautonomy. The methodology of this study is based on the qualitative paradigm. The interactions used in the 'Programa de Aprendizagem em Tandem Brasil e USA', which lasted for three months, make up the corpus ofthis study. In view ofthese assumptions and by means ofdata analysis, I demonstrate that the notions of bilingualism, reciprocity and autonomy are present in a tandem-based collaboration, that the use of learning strategies can help learners in the build-up of target language knowledge and that the virtual environment can promote linguistic development and learner's autonomy.
Subject: Línguas Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Aprendizagem Metodologia
Interação social
Correio eletrônico
Ensino auxiliado por computador
Línguas em tandem
Aprendizagem autônoma
Aquisição da segunda linguagem
Comunicação mediada por computador
Educação intercultural
Línguas Métodos de ensino Falantes estrangeiros
Internet (Redes de computação) na educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5VSMQG
Issue Date: 2-Mar-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_juniadecarvalhofidelisbraga.pdf4.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.